Daniela Mercury fará live no dia do orgulho LGTBQIA+; saiba mais
22 de junho de 2020
Entrevista: os efeitos psicológicos da pandemia nas pessoas LGBTQIAP+
25 de junho de 2020

Orgulho LGBTQIA+: entenda a diferença entre bi e pansexualidade

BISSEXUAL OU PANSEXUAL? Como alguns de vocês sabem, eu me identifico enquanto bi e pan. Por isso, muita gente me pergunta: qual é a diferença entre essas essas sexualidades? E a resposta é: quase nenhuma. Mas venha entender a importância dessa separação! Enquanto a pessoa bissexual se atrai por pessoas de mais de um gênero, quem é pansexual sente atração por todos os gêneros.

Acontece que, historicamente, tanto o senso comum quanto a própria psicologia atrelaram a bissexualidade a ‘gostar de homens e mulheres’. Mas, na verdade, segundo o Manifesto Bissexual – publicado em 1990 pela revista Anything That Moves – pessoas bissexuais sentem atração por mais de um gênero, independentemente de qual for.

Bandeira do orgulho bissexual foi desenhada por Michael Page em 1998 

O termo pansexualidade surgiu na década de 80 ou 90 e ficou mais popular no final dos anos 90 e início dos anos 2000 como uma alternativa mais inclusiva do que bissexual. Ou seja: como um movimento para quebrar o preconceito contra pessoas transgênero – antes, muitos dos que se consideravam bissexuais ainda rejeitavam pessoas trans ou não-binárias.

Com o passar do tempo – e com o movimento trans em maior evidência – o movimento bissexual começou a deixar mais claro que, como o próprio Manifesto sugere, uma pessoa bi pode sentir atração por alguém que não se identifique como somente homem ou mulher. Ser bissexual significa sentir atração por mais de um gênero – podendo, inclusive, incluir todos eles (pansexualidade) ou só alguns.

*Artigo publicado nas redes sociais da repórter e reproduzido com autorização da autora

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
A jornalista ama Beyoncé, música pop, e é editora da PLUS, a primeira revista para gordas do país. Segue no Insta: @itsnaiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *