Acontece na próxima terça-feira (30), no Teatro Gregório de Matos, das 14h30 às 18h30, o Seminário de atores transformistas LGBTs de Salvador. Com tema “O que eu preciso ter para ser o que eu quero?”, o evento gratuito é aberto ao público e vai discutir sobre editais e sobre a inclusão da arte transformista nos circuitos do Carnaval.
Organizado pela militante e artista Dion Danttyago; pela militante Rosy Silva; e pela militante e artista Vallerie O’rarah, o evento terá ainda participação da secretária municipal de reparação (Semur), Ivete Sacramento, e do coordenador do Centro de Referência LGBT de Salvador, Vida Bruno. “Queremos que os LGBTs tenham não só o Beco das Cores e o espaço do GGB (Grupo Gay da Bahia), que devem permanecer, mas reivindicamos por outros espaços para que a nossa arte ganhe seu sustento. Discoteca não gera emprego”, explica Rosy.
Ela ressalta que o evento servirá como espaço de discussão para que artistas LGBTs possam ter uma categoria própria em editais num futuro próximo. “Assim, os LGBTs vão poder competir entre si e não com grandes músicos, que as possibilidades de ganhar são as mínimas”, completa.
A realização do evento é assinada pelo Centro Municipal de Referência LGBT, com apoio da Secretaria Municipal de Reparação (Semur) e da Fundação Gregório de Mattos.