Onde o Orgulho Começou: 50 anos da Revolta de Stonewall e a Luta e Resistência dos Movimentos LGBTQI+ em Salvador. Esse será o tema de sessão especial realizada nesta sexta-feira (28) no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador.
Proposta pelo mandato coletivo do Vereador pelo Psol Marcos Mendes, a sessão homenageará personalidades que contribuem para a luta dos direitos LGBTQI+.
Receberão as homenagens artistas da noite LGBTQI+, empresários do entretenimento gay, acadêmicos e personalidades. Dentre os homenageados estão o jornalista Jorge Gauthier através do Me Salte, canal de notícias LGBTQIA+ no jornal CORREIO.
Além de Gauthier, as personalidades homenageadas serão Luiz Mott, Bagageryer Spielberg, Millena Passos, Ailton Santos, Ariane Senna, Leandro Colling, Felipe Cerqueira , Genilson Coutinho (Site Dois Terços) e Djalma Thurler.
Relembrar Stonewall é combater os discursos conservadores, fortes no momento, que tem empreendido diversos ataques contra os ainda pequenos avanços no que tange às políticas públicas direcionadas às populações negras, LGBTQI+, indígenas e quilombolas.
A mestre de cerimônias do evento será Rainha Loulou. Haverá também apresentações de Gilvan de Oliveira (cover de Ney Matogrosso), Mitta Lux, Valérie O’rarah, Fabiane Galvão, Miss Tanucha Taylor, Sfat Auermann e Carlos Barros (cantor).
O ex-deputado federal Jean Wyllys será homenageado. A sessão é aberta ao público e começará às 18h.