O historiador James Green, da Universidade de Brown (EUA), estará em Salvador no próximo dia 10 de agosto. Fundador do “Somos: Grupo de Afirmação LGBTQ l”, James, que foi um dos responsáveis pelo capítulo de homossexualidade do relatório da Comissão Nacional da Verdade.
O livro intitulado “Revolucionário e Gay” é uma biografia do ativista gay e guerrilheiro Herbert Daniel, morto em 1992. Hebert foi um dos pioneiros do movimento LGBT no Brasil e ativista pela democracia durante a ditadura militar.
O lançamento acontecerá às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Barra. James é autor de outras grandes obras sobre a comunidade LGBTQ, a exemplo de “Ditadura e homossexualidade no Brasil: repressão, resistência e busca da verdade”, “Além do Carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX” e “Apesar de vocês: a oposição e a ditadura militar brasileira nos EUA”.
O livro, que tem orelha de Dilma Rousseff e um encarte de fotos, chega às livrarias pela Civilização Brasileira em agosto.
James N. Green (Baltimore/EUA, 1951) é professor de História Latino-Americana na Brown University, é ativista de causas políticas e LGBT. Viveu no Brasil entre 1976 e 1982, época em que participou de diversas organizações políticas e identitárias, como o Grupo Somos de Afirmação Homossexual (Somos), do qual foi um dos fundadores. Atualmente é diretor da Brown’s Brazil Initiative e do Opening the Archives Project, e diretor executivo da Brazilian Studies Association. Este é seu primeiro livro pela Civilização Brasileira.
Tradução: Marília Sette Câmara
Páginas: 378
Preço: R$ 69,90
Editora: Civilização Brasileira | Grupo Editorial Record