Todas as noites a lua caminha e enfeitiça o coração dos amantes apaixonados. A lua dos enamoramentos. Presente em todo o percurso do Núcleo Viansatã de Teatro Ritual, a lua canta as melodias que fazem Belladona entregar-se aos prazeres da carne em A Danação de Tristão e Isolda: Filtro, Vitral, Perfume, livro que será lançado pelo grupo hoje, à s 19h, na Bouche de L’Enfer, sede do grupo localizada no Largo Cruzeiro de São Francisco, 21, 1º andar, Pelourinho.
Inspirada no mito medieval de Tristão & Isolda, esta história é o primeiro livro de uma trilogia. Escrito pelas mãos de uma das sacerdotisas do Viansatã, a encenadora e dramaturga Amanda Maia, Filtro, Vitral, Perfume é também ilustrado pelo monge Victor Diomondes, desenhista do grupo.
De acordo com Amanda Maia, a adaptação é uma concepção envolta em enigmas e alimentada por uma eterna obsessão pela paixão devoradora, versa sobre o mito do amor trágico de Tristão e Isolda. A encenadora realça que o grupo usa como referência para sua adaptação a revolucionária ópera de Richard Wagner, que “enfoca, acima de tudo, o enlace infortunado dos amantes”.
Neste primeiro volume, as personagens são apresentadas e ganham novas ocupações: o príncipe Tristão vira o Padre da Paróquia de Santa Brígida; o rei Marc é um grande empresário, dono de cabaré; e a princesa Isolda é uma cigana que vende ervas e vai trabalhar no cabaré de Marc. No mito, a poção do amor é responsável por fazer Tristão e Isolda apaixonarem-se perdidamente, e de maneira irreversível, um pelo outro. No livro, a poção se faz presente como mulher, a personagem Belladona, beata da paróquia de Tristão.
Em outra livre interpretação, a obra viansatãnica apresenta a Lua personificada como uma cantora de cabaré, que nos próximos volumes contribuirá “profundamente para a paixão” de Tristão e Isolda. Essa mulher dará a musicalidade desta nova trama que fala do paradoxo entre a impossibilidade e a eternidade do amor, assim como magnetiza e revolve as águas das emoções de personagens e atuantes”.
No evento acontece ainda a 5ª Mostra Caótica do Arco do Graal, um acontecimento que mostrará o processo de criação do primeiro de três espetáculos que falam desta mitologia e leva o mesmo nome do livro, com estreia prevista para dia 09 de agosto. Ocorre ainda uma das tradicionais celebrações do Viansatã, o Sarau Maldito do Solstício de Inverno.
Serviço
O quê? Lançamento de A Danação de Tristão e Isolda: Filtro, Vitral, Perfume
Quando? 20 de junho, à s 19h00.
Onde? Bouche de L’Enfer – sede do Núcleo Viansatã de Teatro Ritual, localizada no Largo Cruzeiro de São Francisco, 21, 1º andar, Pelourinho
Entrada? Pague quanto quiser.
Mais informações
Site www.nucleov.com
Facebook facebook.com/viansata