A peça “Criança Ferida ou de como me disseram que eu era gay”, que retrata o preconceito contra a homossexualidade, baseada em situações cotidianas, será exibida nesta sexta (19), às 20h. A sessão, que é gratuita através do YouTube, integra a programação do Catálogo Brasileiro de Teatro.
A trama mistura relatos biográficos e de ficção do autor e ator, Vinicius Bustani, que construiu a narrativa após revelar aos pais, familiares e amigos sua sexualidade.
Muito além de rever questionamentos, hábitos e chavões, “Criança Ferida ou de como me disseram que eu era gay” se propõe a falar sobre homofobia velada e já naturalizada nas relações mais íntimas das pessoas, que acaba por criar gerações de crianças solitárias, confusas, com sensação de isolamento e falta de lugar no mundo.
Bustani reforça como a compreensão do outro sobre a sexualidade afeta a formação do indivíduo. “A gente não se dá conta da nossa sexualidade. Somos informados pelo mundo, apontados pelos outros como gays e muito cedo recebemos essa informação como uma coisa negativa”.
Dirigido por Paula Lice, o espetáculo recebeu o Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBT, outorgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), e foi indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2018, na categoria Texto.
O Catálogo Brasileiro de Teatro é uma realização da Fred Soares Produções e sua versão online conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Serviço:
O quê: Exibição online da peça Criança Ferida ou de como me disseram que eu era gay
Quando: 19 de março
Horário da estreia: 20h
Exibição gratuita: Canal Fred Soares Produções, no YouTube
Ficha Técnica
Direção Musical: Heitor Dantas
Direção de arte: Lia Cunha e Tiago Ribeiro
Desenho de Luz: Larissa Lacerda
Arte gráfica: Lia Cunha
Operação de Luz: Larissa Lacerda/Juliana Molla
Operação de Som: Daniel Silveira
Produção: Tais Bichara e Vinicius Bustani
Assessoria de Comunicação: Daniel Silveira