Uma lanchonete acreana foi alvo de uma polêmica na última semana após ter feito uma ação de marketing que incentivava a LGBTfobia. Numa suposta homenagem à drag queen Pabllo Vittar, o estabelecimento acrescentaria a um sanduíche dois ovos e uma salsicha num lanche batizado com o nome da drag queen. O caso ocorreu na cidade de Rio Branco, no Acre.
Segundo informações do site Observatório de Música, logo que o assunto viralizou nas redes sociais, internautas apontaram que a arte visual do lanche chamado de “X-Pabllo Vittar”, tinha justamente como destaque o fato de ter dois ovos e uma salsicha. Assim, muitos acusaram a lanchonete de estar propagando mensagem de transfobia.
Após a grande repercussão nas redes sociais, a lanchonete publicou uma nota no Facebook na qual pediu desculpas sobre o lanche que citava a drag queen. O proprietário da lanchonete, Juari Filho, de 34 anos, chegou a ser alertado por Germano Marino, presidente do Fórum de ONGS LGBT, numa rede social, de que o caso se tratava de transfobia. O dono do estabelecimento se demonstrou surpreso com a polêmica e disse que “até é fã da cantora”.
“Ele se colocou à disposição e negou que houvesse qualquer tipo de preconceito, ou transfobia com a divulgação do sanduíche e que era apenas para publicitar de uma forma diferenciada, pelo humor, só que ele não tinha a noção que haveria essa conotação”, contou o ativista Germano ao site Observatório de Música.
“Fiz uma nota de esclarecimento, pedindo desculpa e explicando a situação. Jamais queria ofender, jamais. Sou até fã de Pabllo Vittar”, explicou.
Confira o pedido de desculpas da lanchonete: