Ivete e Claudia Leitte tocarão na Micareta Salvador e São Paulo em 2021
27 de novembro de 2020
Coordenador de políticas para cidadania LGBT acusa restaurante por agressão e transfobia
30 de novembro de 2020

Me Salte e CORREIO transmitem edição inédita da parada LGBTQIA+ da Bahia dia 5 de dezembro

“Racismo na comunidade LGBTQIA+”, esse é o tema da 19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia, que acontece virtualmente no próximo dia 5 de dezembro( sábado), ao vivo nos canais “Me Salte” e Jornal CORREIO* (Instagram, Facebook e Youtube), a partir das 18h.

O evento é uma realização do Grupo Gay da Bahia (GGB), conta com a produção da Maré Produções Culturais, patrocínio do Grupo Big, Goethe Institut Salvador e Criação de Conteúdo do Jornal CORREIO/Me Salte e Movida Conteúdo.

Se inscreva nas nossas redes sociais e receba um aviso quando a parada começar:
CORREIO: 
Youtube, FacebookInstagram
Me Salte: YoutubeFacebookInstagram

Especialmente este ano, a Parada LGBTQIA+ foi adiada para dezembro, em virtude da pandemia do coronavírus (COVID-19). Para a 19ª Parada, o GGB confirmou a edição 100% online, inédita em 18 anos do evento político e social na região,  que teve início ainda em 2002. A grade de programação contará com mesas de debate, espaço para militância e apresentações artísticas, em um programa online das 18h até 20h.

“As paradas são espaços importantes de múltiplas vozes. Através das plataformas digitais, pretendemos dar visibilidade a diferentes sujeitos da luta LGBTQIA+, constituindo um espaço de escuta de suas questões. Com o tema ‘racismo na comunidade LGBTQIA+’, serão 02h horas de programação nas redes com bate-papos e performances”, afirma Marcelo Cerqueira, presidente do GGB. A expectativa é unir a comunidade para além das ruas, ocupando os debates, discussões e a programação do meio virtual.

Relembrando a “Parada LGBTQIA+ de 2019”, que aconteceu nas imediações do “Dique do Tororó” — reunindo aproximadamente 1 milhão de pessoas. Responsável pela produção do evento, a produtora cultural diretora da Maré Produções, Fernanda Bezerra, comemora a primeira edição virtual da Parada, em 19 anos de história.

“Devido a pandemia da COVID 19 e a impossibilidade de ocuparmos as ruas, como aconteceu no último ano, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia, uma das mais antigas do Brasil, pela primeira vez em 19 anos ocupará o espaço virtual. O mais importante é não deixarmos de realizar o projeto, para que, em 2021, ele chegue com mais força na sua celebração de vinte anos”, elucida.

Segundo o Diretor Executivo do Goethe Institut Salvador (BA), Sr. Manfred Stoffl, o patrocínio do instituto visa fortalecer a sociedade civil como um todo. “Grupos LGBTQIA+ são uma parte importante de uma sociedade civil democrática e crítica; por isso, o Goethe Institut gostaria de ser cada vez mais um espaço para gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais e todos os demais grupos marginalizados que precisam de um lugar seguro”, relata Stoffl em nota oficial.

Em 2020 a Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia conta a curadoria do jornalista Jorge Gauthier, roteiro e produção de conteúdo de Jorge Gauthier e Dayse Porto; patrocínio do Grupo Big e Goethe Institut, Criação de Conteúdo do Jornal CORREIO/Me Salte e Movida Conteúdo; e produção da Maré Produções.

RACISMO NA COMUNIDADE LGBTQIA+
Tema da 19ª Parada da Bahia, o “racismo na comunidade LGBTQIA+” tem origem investigativa no Relatório 2019 do Grupo Gay da Bahia, intitulado “Mortes Violentas de LGBT+ no Brasil”. O estudo do GGB evidencia que os homicídios contra pessoas LGBTQIA+ pardos e pretos dominam 37,08% dos casos, enquanto a categoria “branca” detém 36,78%.

O relatório ainda mostra que os casos de violência cresceram exponencialmente entre 2010 a 2019, resultando em uma média gradativa de 250 mortes todos os anos. Em 2017, o número de óbitos entre a comunidade LGBT cresceu quase o dobro — 445 casos. A Bahia (BA) segue como o 2º estado que mais mata LGBT’s no Brasil.

Considerada um dos levantes sociais mais importantes na luta à favor dos direitos da comunidade LGBTQIA+ na Bahia, a “Parada LGBTQIA+”, que reúne milhares de vozes todos os anos para o fim da #LGBTQIA+fobia desde 2002 — à época com 15 mil participantes, sensibiliza a população para um evento virtual e informativo, mas sem deixar de lado a “fechação”, segundo o autor do “Me Salte” — primeiro canal LGBTQIA+ do jornal CORREIO* e curador da Parada LGBTQIA+ 2020, Jorge Gauthier.

“É a ‘Parada LGBTQIA+ da Bahia’, então a gente vai trazer para esse programa ao vivo a energia da ‘Parada’, só que com muito mais reflexão, informação, respeito e obviamente, fechação. O objetivo principal é chamar as pessoas para refletirem. Quando falamos as questões sobre ‘LGBTQIA+fobia’, normalmente não associamos o olhar racial intrínseco a ela. Os LGBTQIA+ negros e negras, estão extremamente mais vulneráveis, todos os dias, do que as pessoas que não são negras. A ‘Parada LGBTQIA+ desse ano é um grito por respeito a diversidade que existe tanto dentro como fora da comunidade”, conclui Gauthier.

Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia
Ocupando tradicionalmente o Campo Grande, Av. Sete de Setembro, Mercês, Piedade, São Pedro e a Praça Castro Alves, a primeira “Parada Gay da Bahia” foi realizada no ano de 2002, com cerca de 15 mil participantes. Embora as comemorações do “Dia do Orgulho Gay” — 28 de junho, tenham sido iniciadas em 1981 pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com direito a Mareata Gay e passeatas entre a década de 80 a 90, o megaevento só veio se realizar após a virada do século, ainda tímido. Após reunir 15 mil pessoas na 1º Parada, o número cresceu exponencialmente, reunindo já mais de 200 mil participantes em seu 5º ano de atividades. Agora, a “Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia” caminha para seu 19ª ano de atividades.

O projeto Diversidade tem realização do GGB, produção da Maré e parceria e criação de conteúdo CORREIO/Me Salte e Movida; e patrocínio do Big e Goethe Institut.


SERVIÇO
19ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia
Quando: 5 de dezembro, sábado;
Horário: Das 18h até 20h.
Onde: ao vivo nos canais “Me Salte” e Jornal CORREIO* (Instagram, Facebook e Youtube);

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *