Drags baianas comentam sobre Pabllo Vittar; veja vídeo
29 de agosto de 2017
Salvador terá aulão beneficente de dança dia 9 de setembro
30 de agosto de 2017

Cine Negras celebra Dia Nacional da Visibilidade Lésbica na Ufba

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado no dia 29 de agosto. A data foi criada no 1º Seminário Nacional de Lésbicas em 1996, no Rio de Janeiro, é um marco para o registro da luta de mulheres que têm seus direitos violados por sua orientação sexual.

Coletivos de mulheres lésbicas integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizam ações em função do dia.

Nesta quarta (30) – às 16h – e quinta (31) – às 19h30 – em alusão à data acontecerá a exibição do vídeo “Eu resisto: um documentário sobre vivências de mulheres lésbicas” no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no Campus Ondina em Salvador.

 

Saiba mais>>>
O Cine Negras – Identidade de Gênero e Sexualidades é um projeto de extensão que tem como um de seus objetivos o debate sobre o problema da LGBTfobia, tema extremamente discutido na atualidade.

Nessa edição, acontecerá a exibição do filme “Eu Resisto – Um Documentário Sobre Vivências de Mulheres Lésbicas”, seguida do debate sobre visibilidade lésbica, mediado por Patrícia Rosa, mulher negra, jornalista, estudante de Serviço Social da UFBA e integrante do Coletivo Brejo.

O filme, de Clarissa Fortes, é dedicado pela documentarista à memória de todas as mulheres lésbicas que vieram décadas e séculos atrás, às lésbicas que tiveram que viver vidas inteiras escondidas, às meninas e mulheres lésbicas de hoje que são obrigadas a viver “dentro do armário” e a todas as meninas e mulheres lésbicas que estão passando ou ainda vão passar pelo processo de autoaceitação.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *