Após festa em Mykonos, selo San Island volta para Morro de São Paulo, na Bahia, em 2023
22 de agosto de 2022
Série “Stupid Wife” tem vendas suspensas pelo Sympla; entenda
22 de agosto de 2022

Centro LGBT da Bahia tem aulas gratuitas do Encceja e ENEM para comunidade LGBTQIAPN+


Qual aluno não gostaria de frequentar gratuitamente aulas preparatórias para provas que podem mudar o rumo de suas vidas? Pois é exatamente isso que o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), equipamento do Governo da Bahia, está proporcionando para um grupo de 21 dedicados estudantes, de segunda a quarta-feira, sempre das 14 às 17 horas, no centenário Casarão da Diversidade, no coração do Pelourinho.

O objetivo da turma é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) que será realizado no próximo dia 28 e que garante certificado de conclusão do Ensino Fundamental, para jovens a partir dos 15 anos, e do Ensino Médio, a partir dos 18 anos, sem necessidade de comprovação de currículo escolar.

A prova, realizada em um único dia, é tutelada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em parceria com o Governo do Estado. Lorena Ketely, 21 anos, mulher trans, casada e moradora do bairro Uruguai, aguarda com ansiedade o momento de concluir mais uma etapa de sua vida. “Depois vamos estudar ainda mais para encarar o Enem”, revela a estudante, que a exemplo dos colegas recebe lanche, auxílio transporte, apostila e kit com material didático. Benefícios que ajudam a alimentar o sonho por uma vida ainda melhor.

Mas as novidades do CPDD-LGBT, equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) gerido pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo, não param por aí.

Alunos do Centro já estão matriculados para os exames de certificação aplicados pela Comissão Permanente de Avaliação, o CPA Digital, sistema de gestão e certificação via website que garante agilidade ainda maior ao processo.

Neste caso, as provas são realizadas em quatro ciclos de avaliação, já que a ideia é permitir que o aluno elimine disciplinas ao longo dessas etapas, sem prejuízo ou obrigatoriedade de conclusão unificada.

As aulas com foco no Enem serão ministradas entre os dias 12 de setembro e 3 de novembro, de segunda a quarta-feira, sempre das 13 às 17 horas. O Enem será realizado em duas etapas, nos dias 13 e 20 de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *