poc
Festa Pão Com Ovo terá edição especial no Comércio
7 de junho de 2019
madona
Madonna lança novo clipe do aguardado álbum “Madame X”; assista
7 de junho de 2019

Casarão da Diversidade recebe oficinas de teatro para LGBTQI+ até agosto

ale

O Casarão da Diversidade recebe o “Projeto Cena Queer”, que oferece, gratuitamente, oficinas de teatro para pessoas LGBTQI+. A iniciativa é do estudante de teatro e mestrando em Artes Cênicas da UFBA, Adê Argolo, e faz parte da pesquisa de mestrado dele voltada para “as histórias de vida na construção da cena com o processo educativo de LGBTs não-atores da cidade de Salvador”.

As oficinas, que iniciaram no dia 31 de maio, acontecem todas as sextas-feiras, das 15h às 18h, e seguem até o mês de agosto. Dos 20 inscritos, metade são pessoas assistidas pelo Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), serviço também da , equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), que é responsável pelo  Casarão da Diversidade.

casarao

De acordo com Adê, o objetivo das oficinas é provocar reflexões sobre arte como parte de um processo revolucionário “para quem a faz” e “para quem a aprecia”, abordando, por meio do teatro, temáticas como educação e diversidade sexual. “O foco são as histórias de vida dessas pessoas e como essas histórias se transformam em cena. Esse é o sentimento motor do Projeto Cena Queer”, afirmou. Ele explica ainda, que essas vivências, histórias e memórias “serão trabalhadas na perspectiva das opressões que estão ligadas as questões de sexualidade e gênero na vida da pessoa LGBTQI+”, completou.

O Cena Queer prevê 15 encontros, divididos em três momentos: o primeiro é voltado para trabalhar com as histórias de vida; o segundo com as projeções futuras; e no terceiro, os participantes irão construir, coletivamente, um roteiro cênico, para fechar a oficina com uma mostra teatral. A metodologia do projeto será desenvolvida através de jogos, escrita cênica e escrita criativa.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *