5 tópicos e 3 personagens pra entender a não-binariedade
27 de janeiro de 2017
Nome social é direito: veja vídeos do especial Identidade Trans
27 de janeiro de 2017

Amigas fazem bolão para ajudar mulher a fazer cirurgia na Tailândia

As amigas Veridiana Melo Ribeiro e Cibelle de Oliveira Montini fizeram, nos anos 2000, a cirurgia de redesignação sexual [popularmente conhecida como mudança de sexo]. Desde então elas são sempre acionadas por outras mulheres que desejam fazer o mesmo procedimento. Motivadas pelo tempo de espera na fila para conclusão do procedimento – em alguns casos até dez anos – elas tiveram a ideia de criar um grupo para ajudar a realização do sonho da cirurgia.

Chamado de Mulheres do Terceiro Milênio (MTM), o grupo que está no Facebook organizou um bolão, arrecadou R$ 45 mil e realizará, em fevereiro, o sonho da cabeleireira Luciana Moraes, de 28 anos. Ela viajará para a Tailândia para realizar a cirurgia. “Comecei minha transição com 22 anos mas sempre fui Luciana. Quando se nasce não é uma escolha ser quem a gente é. Abri mão de muitas coisas para poder ser livre e feliz”, conta Luciana, que atualmente mora em Osasco, no interior de São Paulo.

Confira o especial Identidade Trans e saiba mais sobre pessoas transexuais e travestis

Luciana diz que a cirurgia servirá para ‘adequar o corpo à   alma’. “Eu esperava por esse momento há alguns anos e graças à   união das meninas do MTM. Vou poder ter corpo alma e mente em sintonia e também em harmonia. Já faço parte do grupo há três anos e mais do que o bolão lá também tem muita troca de experiências das meninas que já passaram ou que querem passar pela cirurgia.

Veridiana, uma das organizadoras do grupo ressalta que a CRS não se trata de estética, mas sim de extrema necessidade para essas mulheres que sofrem muito por essa desarmonia do corpo com a mente.

Crédito da foto: Acervo Pessoal

Me Salte
Me Salte
Identidade Trans Série de reportagens especiais realizada pelo Me Salte, canal LGBT do jornal CORREIO, em celebração ao Dia Nacional de Visibilidade Trans. Matérias e vídeos abordam as vivências de pessoas trans e travestis na busca pelo respeito à  s suas identidades | mesalte@redebahia.com.br

1 Comentário

  1. Cibelle disse:

    Meu parabens Luciana, mais uma que vai deixar de sofrer, boa viagem e vida nova e nao se importe com as pessoas negativas, viva pra vc. E nao pros demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *