O presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), Filipe Garbelotto, criticou a postura da igreja Templo Batista Bíblico Salém, no distrito Porto Sauípe, da cidade de Entre Rios, no litoral norte da Bahia, que colocou placas na frente da igreja com frases bíblicas  que têm tom de homofobia ao recomendar a morte de homossexuais. Em uma das placas está escrito: Se hum homem tiver relacionamento com outro homem, os dois deverão ser mortos por causa desse ato nojento; Eles serão responsáveis pela sua própria morte em trecho que é atribuído como pertencente ao livro bíblico Levítico.
Para Garbelotto, a igreja alterou a tradução da frase para estimular a violência. “Não é uma mera reprodução do que está escrito na Bíblia. O texto foi modificado. Ele (o pastor) edita o texto para deixá-agressivo. Está clara a incitação à violência. Ele convoca para que os homossexuais sejam mortos.  Isso extrapola qualquer limite da expressão de liberdade religiosa“, afirmou Filipe.
O Me Salte consultou dez bíblias – com variadas traduções físicas e on line  – e em todas a frase é escrita de outra maneira. Na tradução da bíblia por João Ferreira de Almeida, que é uma das mais respeitadas, o trecho diz: “O homem que se deitar com outro homem como se fosse uma mulher, ambos cometeram uma abominação, deverão morrer, e seu sangue cairá sobre eles”. }
O presidente da comissão da OAB ressalta ainda que o pastor responsável pela igreja, Milton França, deve responder civil e criminalmente por isso. “Isso que aconteceu da porta pra fora da igreja é reflexo do momento de preconceito que estamos vivendo na nossa sociedade. A OAB está acompanhando o caso  para que haja punição”, explicou o advogado.
MP apura do caso
A ação da igreja está sendo alvo de investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Segundo a promotora Márcia Teixeira, que coordenada o Centro de Apoio dos Direitos Humanos do Ministério Público da Bahia, a denúncia foi encaminhada para  o promotor criminal responsável pela região de Porto Sauípe, que fica na cidade de Entre Rios, que vai analisar o caso e pode indicar a abertura de inquérito policial a partir da próxima segunda-feira (25). O Me Salte tenta, desde ontem, contato com a Igreja, mas nenhuma das nossas ligações foram retornadas pelo pastor.
14 Comentários
Independente de qual tradução vier, nada vai “aliviar” o peso da Palavra de Deus; abominação, ato nojento, não vi diferença do que está escrito na placa para outras versões. Da mesma forma que ‘deverão ser mortos’, ‘devem morrer’, na cultura do da antiga Israel, Deus permitia a morte para aquele que não seguisse a Lei. Então, não existe diferença, e creio que o pastor não está incitando a violência (isso eu, o pastor, o autor da matéria, o representante da OAB, e todos q veem a placa, sabem) apenas quer mostrar através do que está escrito, que Deus não aceita a relação de pessoa do mesmo sexo.
o que está bem claro, é que não é nem um pouco sábio utilizar essas citações para “alcançar” ou “evangelizar” um determinado grupo social da sociedade, o que para eles são palavras agressivas. Existem meios mais propícios e éticos.
Então, assim como a forma que o pastor utilizou pra levar a mensagem foi totalmente sem noção, da mesma forma foi o autor da matéria e o representante da OAB em dizer q o Pr tá pedindo a morte dos gays.
O pastor foi muitíssimo infeliz, por diversos motivos, como pelo fato de essa lei ser uma lei antiga de um povo antigo, que não tem nada a ver com o cristianismo, pois Jesus Cristo trouxe a lei do amor para substituir a antiga lei. O pastor mostra que não é realmente cristão, apenas um religioso. Por outro lado, o trecho da Bíblia (Lv 20:13) não foi alterado, pois ele usou a Versão NTLH (Nova Tradução em Linguagem de Hoje). Então não há como punir judicialmente o pastor a não ser que não seja mais permitido divulgar trechos da Bíblia em público.
A OAB, NÃO deu uma palavras nos casos do Eduardo Cunha, Renan Calheiros e outros envolvidos nos atuais ESCÂNDALOS do governo brasileiro, NÃO da uma palavra no combate as drogas no Brasil, NÃO fala nada sobre o desmatamento ambiental na Bahia, etc, agora quer ir CONTRA A PALAVRA DE DEUS, porque a mesma ” OAB ” que defende essa classe, não procura exigir que os estabelecimentos públicos construam WCs ( SANITÃRIOS ) para ” eles ” que se acham tão ofendidos e discriminados. O PASTOR MILTON NÃO É O AUTOR DO VERSÃCULO , e sim O DEUS VIVO, Usando homens por Ele inspirado, O PR. MILTON simplesmente TRANSCREVEU as SAGRADAS LINHAS, essa classe quer ter o direito de fazerem o que quiserem, quando se coloca algo que é VERDADEIRO , ai é ofensa, me façam um favor, vão atras dos ladrões que roubaram descaradamente os dinheiros dos cofres públicos brasileiros. DEIXANDO O POVO DESSE GRANDE BRASIL SEM SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO
Essa colocação foi maravilhosa!!!
São pessoas tais como você que atrasam a sociedade. Coloca uma placa desta na porta da sua casa, também. Eu não sou padre ou pastor, mas sei que tem na bíblia ame ao próximo como a ti mesmo. AH, só para complementar quem mais roubam são os políticos neste país e a bancada de politico lá, querido, a maioria são pastores (religiosos). E você aí defendendo a morte! Vai orar em nome do Seu preconceito!
Se eu for aí ,eu tiro…Se tiro !
CORRETO SUA OBSERVAÇÃO QUANTO À TRADUÇÃO USADA TONI, MAS O PROBLEMA NÃO ESTÃ NAS ESCRITURAS E SIM COMO ELAS SÃO INTERPRETADAS PELOS “PASTORES” SEM FORMAÇÃO TEOLÓGICA OU COM FORMAÇÃO TEOLÓGICA DE PÉSSIMA QUALIDADE. NO ENTANTO, COMO NÃO EXISTE DISCURSO INGÊNUO, A OAB TEM COISAS MAUS FUNDANTES PARA SEREM DENUNCIADAS E NÃO APENAS QUESTÕES “DA MODA” E QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS APAREÇAM. MAS…DEIXAR DE DIVULGAR BÃBLIA EM LUGARES PÚBLICOS…..TODA ELA??? RSRSRS TÃ DE BRINCADEIRA VC!
O idiota ai acha que é o representante do Deus falso dele na Terra, kkkkkkkkkkk, vamos deixa as nossas diferenças de lado, e a cariamos o nosso planeta que é lindo de mais.
Pensei que fosse coisa do Estado Islâmico, mas a placa da igreja?? Fala sério, mais amor e respeito, por favor.
Eu acho que a OAB deveria processar os caras que fizeram a bíblia também, pois eu não vejo diferença nenhuma nos dois textos.
“Deverão morrer” não é igual a “deverão ser mortos”?
Mas não tem ninguém pra ir lá e crivar de bala essa placa e essa maloca? Sim, porque essa espelunca não é igreja! Muito menos ele um homem de Deus.Final que Deus mesmo??
Judaísmo, cristianismo e outros similares, um câncer da humanidade. Criação humana que destrói, impõe, e se estabelece como verdade, que se diz conter verdades que na realidade não passam de fábulas de mwntes ftwcas que acreditam no que nunca viram e nunca vão provar.
A vida é o hoje e responsabilidade pelos atos praticados, céu, inferno e coisas fantasiosas como essas devem ser esquecidas da mente humana.
Grande hipocrisia desses vermes da mídia São podres cauterizar as mente das pessoa com as suas materiais o povo estar na hora de acordar e se aprofundar mais nos casos antes de deixar seus comentários o pastor só expôs o que tá escrito no livro sagrado veja mais a cima no próprio capítulo no versículo 9 LEVÃTICO 20: 09 que a palavra de Deus fala dos filhos quem amaldiçoa os pais merece morrer então a hipocrisia da mídia cauteriza a mente do povo sou contra agressões a gay e lesbica mais eles não podem ser o dono do mundo antes ser homofobico era agredir verbalmente e fisicamente o gay hoje se você discorda de algumas atitudes de um casal gay na rua você é criticado você estar com um filho e eles não respeita é anormal dois homens ou mulheres se beijando então eles tem o direito deles e quem não é também tem o mesmo respeito que eles querem nos queremos respeito também é essa é a minha indignação
Vocês se auto proclamam defensores das leis humanas,mais fere a mesma com xingamentos ao Pastor, criticas as religiões, em suas passeatas gays fazem piadas do Senhor Jesus e acham que pode tudo .Nem quem se diz cristão vem defender , por isso digo isso é bom porque os filhos das trevas se manifesta vestidos de ovelhas mais são lobos devoradores. Jesus que pregou o amor também pregou justiça e sua palavra jamais será invalidada
Mateus 23 v 23
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.
Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.
Mateus 23:23-39