O romance A Conjuração dos Maracujás, do jornalista e escritor Leandro Igor Vieira, recém-lançado pela Amazon, narra a trajetória do professor Matias Ribeiro, amante dos livros de História e Literatura. Assim como o autor, Matias só encontrou espaço para viver sua sexualidade de forma plena em um lugar distinto do seu local de origem, longe das amarras religiosas presentes nas relações sociais da sua juventude.
Esse é um dos fios condutores da narrativa. Ao retornar para Aprisco, a cidade dos maracujás, onde nasceu, o protagonista terá de resolver as pendências com a mãe que o expulsou de casa por ser gay e logo se verá enredado em uma trama que desvela o autoritarismo e a ignorância de um lugar amante do silêncio.
A história rondava os pensamentos de Leandro Igor há anos. O autor do livro é natural de Natal (RN) e adotou Salvador como sua cidade há quatro anos. Criado dentro dos muros da igreja evangélica e filho de uma família conservadora, Leandro encontrou na capital baiana a inspiração e a autonomia necessárias para escrever o seu livro de estreia. A mudança trouxe novas possibilidades.
“As experiências que vivi em Salvador e a atmosfera artística da cidade me impeliram a finalmente colocar essa história no papel”, diz ele. Para o escritor, foi também fundamental ter contato com os rituais das religiões de matriz africana e com a miscelânia de influências que aparecem nos festejos católicos. “Em Salvador, a gente aprende a ser mais tolerante. É a cidade do êxtase, das possibilidades infinitas”, complementa.
A Conjuração dos Maracujás aponta, assim, para a influência dessas múltiplas vivências do autor. Trata-se de uma história sobre acerto de contas com traços de autoficção, e também um relato sobre a violência do desprezo e a busca pela aceitação — interna e externa — da sexualidade. Não é por acaso que o primeiro livro de Leandro Igor Vieira tenha sido escrito no lugar onde ele se sentiu mais aceito.
“Em Salvador, encontrei a liberdade para usar as palavras do meu jeito, sem receio. E quando isso acontece a um artista, um mundo de oportunidades se abre, para quem escreve e para quem lê”, comenta o escritor, que agora se denomina norte-rio-baiano.
Serviço | A Conjuração dos Maracujás está disponível em formato digital na Amazon pelo link (amzn.to/2XhjmYE), e pode ser lido no e-reader Kindle ou pelo aplicativo Kindle para celular, tablet e computador. Preço: R$ 14,90 (100 páginas).
Sinopse
O professor de História Matias Ribeiro retorna a Aprisco com um propósito: entender por que a sua mãe, que o expulsou de casa há quinze anos, precisa de ajuda. O regresso, contudo, reserva-lhe outras surpresas. No emprego temporário na nova biblioteca da cidade, Matias descobre cartas trocadas em sigilo por um casal de adolescentes durante a ditadura militar, o que o leva a envolver-se em uma investigação que conecta os segredos de um lugar para o qual havia prometido jamais voltar e o silêncio de quem nunca o aceitou de verdade.
Minibiografia
Leandro Igor Vieira nasceu em Natal (RN), no dia em que o equinócio de setembro deu boas-vindas à primavera de 1984. Décimo terceiro filho de uma corajosa nordestina. É jornalista formado pela UFRN e mestrando em Relações Internacionais na UFBA. A Conjuração dos Maracujás é o seu primeiro livro. Mais informações sobre o autor nos perfis @leandroigorv e @em_aprisco, no Instagram.
Book Trailer