Um encontro musical entre a Bahia e São Paulo pode ser ouvido em Deusamor, single lançado pela soteropolitana Veronica Valois junto com os amigos paulistanos Nanda Mazza e Alttin . A música entrou nas plataformas digitais no dia 3 de fevereiro e teve seu clipe lançado dia 6. Veja aqui.
Com letra e música de Valois (que além de baiana é hispano-brasileira), Deusamor é uma ode às mulheres, ao sagrado feminino e aos encontros potentes. A música rompe com a estrutura milenar patriarcal, em que Deus é posto e ou imaginado como uma figura masculina, e posiciona essa entidade metafísica e mitológica como uma mulher.
Entretanto, dito poder feminino pode ser acessado por todos que amam, visto que Deus é amor, e o amor é democrático e universal. É uma canção que tem força de hino e de mantra, que abraça o pop/popular e a mpb por sua letra direta e de convidativa memorização (fica na cabeça de quem ouve), mas que possui profundidade existencial.
Em Deusamor, o eu lírico feminino, através da lira/poesia de Orfeu (deus grego mitológico, que representava poetas, músicos e profetas), se apaixona por outra mulher (esta a representação de Deus na Terra), por meio de outro ser mitológico – Morfeu, este responsável pelos sonhos. Pode-se, então, dizer que a música Deusamor abraça o onírico e o divino. O amor entre duas mulheres é visto pela compositora como uma liturgia sagrada e ao mesmo tempo popularesca e democrática, já que todos os seres possuem em si o feminino e a capacidade de amar.
Com uma mescla de pop e mpb, Deusamor invade os corações através das vozes de Nanda Mazza, Alttin e Veronica Valois, que juntos representam três rios que se encontram e inundam de maneira suave, corrente e potente. É uma música para ser cantada por todos e que, facilmente pode ser trilha de filmes, novelas e viralizar nas redes e rádios.
Veronica Valois é uma cantautora, atriz e jornalista hispano-brasileira (espanhola da Galícia e baiana de Salvador) reconhecida pela sua força interpretativa e pelas composições que posicionam o feminino enquanto entidade e o amor como prioridade. Seja em castellano ou em português, Valois canta o Amor. Importante dizer que, até o momento, trata-se de uma artista independente.
Desde muito nova, iniciou sua carreira de cantora/compositora na Bahia, trabalhando ao lado de nomes da música baiana como Carlinhos Brown com apenas 16 anos de idade, no projeto Camarote Andante.