Festa de aniversário da Amsterdam Pop Club reúne 2 mil pessoas na Casa D’Itália
13 de novembro de 2016
Festa Treta anima a San Sebastian na véspera do feriado
14 de novembro de 2016

Veja dicas para fotografar a maior superlua dos últimos 70 anos que será vista segunda (14)

Nesta segunda (14), será possível observar a maior superlua em quase 70 anos. Neste dia, a lua se encontrará a 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu – que é o ponto mais distante da órbita. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e não voltará a fazê-lo até 2034. A superlua, contudo, não será no momento do perigeu, que ocorrerá à  s 9h21 (horário de Brasília). O fenômeno por definição ocorre no momento da lua cheia, que será à  s 11h54 “ nesta hora, o satélite estará a 363.338 km da Terra.

Com exceção do eclipse da Superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma lua cheia tão especial, mesmo que curiosamente tenhamos tido três Superluas consecutivas em três meses, a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será no dia 14 de dezembro.

Como ocorre
Como em qualquer outra lua cheia, o corpo celeste parece maior e mais brilhante quando aparece no horizonte. E o mesmo ocorre com as superluas. Ainda que elas apareçam 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas cheias comuns, são mais surpreendentes quando estão na linha do horizonte e não altas, no céu.

Isso acontece porque a órbita da lua não é um círculo perfeito, então em alguns pontos de sua órbita ela parece estar mais próxima do planeta Terra. Quando a lua está em seu ponto mais distante isso é conhecido como apogeu e quando está mais perto é chamado de perigeu, explica o cientista da Nasa Noah Petro.

No perigeu, a lua está cerca de 48 mil quilômetros mais perto da Terra do que no apogeu. Essa proximidade faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia do apogeu. Por isso, a lua cheia do perigeu ficou conhecida como superlua.

 

Veja dicas para fazer uma boa foto da superlua
Horário - O ideal é que a foto seja tirada antes do céu ficar totalmente escuro. O momento do crepúsculo, por volta das 19h, é o melhor momento.

Luz – Coloque a medição do celular exatamente em cima da Lua para evitar que tenha um borrão.

Enquadramento - Monte um cenário na foto e coloque outros elementos no enquadramento. Só a lua fica feio.

Configuração - Acione a função com HDR do seu celular pois isso permite ao aparelho capturar luzes com diferentes intensidades.

Luminosidade - Reduza a luminosidade para ressaltar os traços da Lua e suas cores.

ISO - Caso tenha como selecionar opções manuais de fotografar, escolha por diminuir ao máximo o ISO, que determina a sensibilidade da câmera.

Acessório – Por cerca de R$ 80 é possível comprar um adaptador de lente teleobjetiva para o celular. Essa lente aumenta o poder do ˜zoom™ do aparelho.

*Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo

 

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *