A banda Dja Luz e o grupo musical Samba de Verdade serão as principais atrações da quinta edição da Feira de Empreendimentos Negros Solidários, marcada para acontecer nos dias 17 e 18 de novembro (sábado e domingo), no Mês da Consciência Negra. Além de homenagear as lutas pela emancipação do povo preto brasileiro, o evento terá muita diversão para quem chegar à Praça Pastores da Noite, no final da Rua das Laranjeiras, no Pelourinho.
Nos dois dias de festa, entre 10h e 20h, os djs Raiz, Jarrão e Fábio Lima (Angola) se revezarão no comando das pickups. O grupo Vitrine Cultural, formado por jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador, também marcará presença no evento, além da ilustre atuação do coletivo cultural Fábrica de Rimas, que levará o rap para o Pelô. O grupo – conhecido por levar a cultura hip-hop, graffiti, breaking dance, poesia e música para as comunidades – será responsável por promover uma Batalha de Rimas durante a feira, com prêmios de R$ 200 e R$ 100 para os primeiros colocados.
Além dessa programação diversa, os empreendedores da Loja Colaborativa do CEN estarão expondo seus produtos para baianos e turistas. Vestuário, acessórios, música, dança, teatro, gastronomia, espaço para crianças e outras atrações compõem o conceito da feira.
A iniciativa, idealizada pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN) e financiada pelo Edital Bahia Década Afrodescendente, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi), tem o objetivo de apresentar para o público produtos de economia solidária idealizados por 30 empreendedores negros baianos.
Além de comercializar seus produtos em barracas estilizadas, os empreendedores também expõem as obras para turistas e baianos na Loja Colaborativa do CEN, localizada no casarão número 25 da Rua das Laranjeiras, no Pelourinho. O espaço de comercialização funciona diariamente, das 9h às 18h, no andar térreo do mesmo prédio, onde fica sede do CEN.
Financiado pela Sepromi, a Feira de Empreendimentos Negros Solidários tem apoio da Rede Bahia, da empresas Threeng Criativa e Hora Brito Arquitetura, da incubadora de projetos Salvador Meu Amor, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria da Cultura da Bahia (Secult-BA).
A iniciativa é destinada prioritariamente a jovens e mulheres, grupos representam 76% e 52% dos empreendimentos selecionados, respectivamente. Durante o período do projeto, eles passam workshops sobre temas relativos aos três eixos da Década Estadual de Afrodescendentes e sobre empreendedorismo e administração, com formação técnica para que cada microprodutor leve à frente seus negócios.
As Feiras de Empreendimentos Negros Solidários foram pensadas respeitando as tradições afro-brasileiras, sem perder de vista o olhar transgeracional e o recorte de gênero e raça que são exigidos para se debruçar sobre a sociedade brasileira.
A reunião de elementos culturais, estéticos, urbanísticos, ancestrais e tradicionais sinaliza o quão rica é a cultura negra do Brasil e o quanto de dedicação e investimentos são necessários para diminuir o abismo das desigualdades raciais do País.
Esta proposta ganha ainda mais relevância socioeconômica a partir do momento que alinha uma estratégia de combate à pobreza, pautada nos princípios da economia solidária, com as políticas de gênero, de juventude, de promoção da igualdade racial e de desenvolvimento sustentável, contemplando negros, jovens, comunidades tradicionais e mulheres negras.