Estudante negro e gay da UFRJ é encontrado morto; Polícia investiga crime por homofobia
4 de julho de 2016
[+18 anos] Fotos de Justin Bieber de cueca branca molhada fazem sucesso na internet; Veja galeria
4 de julho de 2016

Transformistas fazem ensaio inspirado em religiões; drags se vestem de Jesus crucificado, Nossa Senhora e buda 

Jesus Cristo crucificado com cílios postiços e batom cor de rosa ao lado do diabo. Nossa Senhora Aparecida  de lápis de olho e vestido brilhante. Buda e deuses do hinduísmo com olhares côncavos, unhas postiças e exuberantes. Essas cenas foram retratadas em 14 fotografias produzidas pelo fotógrafo Ricardo Santiago com atores transformistas, que foram exibidas ontem no Burlesque Bar, em Salvador. Os ensaios – batizados de Drag Religion – fazem parte da  prova de estreia do concurso Super Talento, que reúne 14 drags queens da capital baiana na batalha  pelo título e premiação de R$ 3 mil. Cada uma teve que bolar a produção de uma fotografia inspirada em quatro religiões: catolicismo, candomblé, budismo e hinduísmo.

Um dos ensaios mais impactantes foi o produzido com a drag Eyshilla Butterfly, que demorou dois dias no processo de execução da imagem.  A foto dela “A Selfie do Diabo”,foi pensada pela artista como forma de mostrar sua própria contradição. “Eu sou assim. Tenho, como qualquer pessoa, o lado bom e o lado ruim”, explicou a drag na sua apresentação.

A foto , onde o diabo faz uma fotografia com Jesus Cristo,  foi alvo de muitas críticas nas redes sociais. Integrante do templo Casa Telucama, que segue a linha da Bruxaria Tradicional, o fotógrafo que fez as imagens explica que todas as fotos foram feitas com um forte trabalho de pesquisa e atenção com os princípios religiosos.

Ele acredita que os questionamentos são fruto do preconceito contra os homossexuais. “As religiões monoteístas não nos abraçam. Elas pregam que os gays não têm direito de ter fé. O desconforto e as críticas vêm do preconceito por sermos homossexuais. Na minha religião buscamos a harmonia com as outras religiões. Seguimos essa filosofia. Acredito que esse discurso de ódio é fruto de um preconceito com a nossa sexualidade”, explica Santiago que estuda as religiões e demorou, em média, seis horas para fazer cada ensaio. 

Eleito o melhor ensaio na noite, a representação de buda de Mell Blera impactou o público presente no bar e os jurados. “O buda simboliza a paz e o afastamento da riquezas materiais”, explicou Mel, que já venceu o concurso na edição de 2014 quando se chamava Talento Marujo e acontecia no bar Âncora do Marujo.

Outros dois santos católicos foram representados – Nossa Senhora Aparecida, por Sasha Heells e São Sebastião, por Melanie Mason, em homenagem ao santo que é tido como protetor dos homossexuais”Enquanto São Sebastião foi morto injustamente a flechadas por afirmar e insistir na sua crença, hoje muitos são mortos a tiros por apenas assumirem ser como realmente são, em minha foto além das flechas tenho marcas de tiros que mataram 50 gays numa chacina em orlando, tiros que mataram Lívia de Castro, Andrezza Lamarck e tantas outras vidas sem motivo. E é pela ligação do Santo com a família LGBT que resolvi fazer essa foto demonstrando protesto e homenagem as famílias e amigos que hoje tem um vazio no peito, que é a dor de perder alguém amado apenas por ser como são.”, destacou Melanie.

Outra foto elogiadíssima foi de Petra Perón, que é Miss Salvador Gay, que representou a entidade do candomblé Maria Padilha. “Ela representa a força da mulher”, disse Petra. Ellah Vargas, que representou o orixá Iroko, também mereceu destaque pela originalidade. “Optei por fazer um orixá pouco conhecido do grande público para sair do clichê”, destacou.

O ensaio que foi eleito o pior da noite foi da drag Shannel Montinez, que representou Oxum. “Faltou impacto visual e fugir do clichê na foto”, destacou Rainha Loulou, jurada fixa do concurso, que terá a final realizada no dia 18 de setembro no Teatro do Irdeb. Até lá, todos os domingos, a partir das 21h, acontecem eliminatórias do concurso no Burlesque Bar, que fica na Mouraria. A entrada custa R$ 5. O concurso é produzido por Valerie O’rarah e produzido por ela em parceria com  a Lufra Produções.

Veja galeria de fotos do ensaio Drag Religion: 

 

*Notícia atualizada à  s 16h15 de 4 de julho de 2016

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

33 Comentários

  1. Eric Santos disse:

    Isso é uma falta de respeito a todo e qualquer tipo de religião. Fala-se muito ao respeito a opção sexual, mas e do contrário ? Não tem-se de ter respeito à  s religiões ?

    • Melanie Mason disse:

      porque é uma falta de respeito homenagear com a nossa arte uma religião, oque você entende como respeito? você sabe oque é ARTE? repense seus conceitos

    • Jonh disse:

      Procurando a falta de respeito que vejo nos comentários e outras postagens na página do correio, a galera do ler o iniciado da palavra e sair insultando, difundido o ódio e a morte, eu fiquei perplexo!

      Que belíssimo trabalho, é uma representação, não a blasfêmia, não a insulto à   qualquer religião, o problema maior está no preconceito embutido na cabeça do povo, só pq foram Drags que realizaram não prestam, santa hipocrisia, pq no carnaval, nas novelas essa representação é difundida é bem aceita por serem Heterossexuais!

      Meninas, não vou conseguir marca todas, mais estão de parabéns eu amei, adorei e achei tudooo!

    • J Ferreira disse:

      Só faltou o islão…
      Ninguém quis se vestir de Maomé por quê ?

    • monica disse:

      Pq falta de respeito? Se fossem heterossexuais fazendo as fotografias não seria né? Belas fotos, ficaram lindas, grande homenagem as religiões, adorei.

    • Axel Adrian disse:

      Eric Santos eu até te entendo, parece ser mesmo uma falta de respeito, e até me perguntei ao ler a matéria porquê cristianismo aparentemente foi o único que trouxe uma exploração maior. No entanto, se tratando de arte devemos dar licença poética aos artistas, até porque arte serve para trazer novos olhares e perturbações ideológicas. Jesus realmente não gostaria de ser retratado ao lado do seu inimigo mas não é só o público LGBTT que faz esse tipo de retratação, logo o respeito nada tem a ver com a sexualidade.

    • Antonia Marília disse:

      Primeiramente, a drag queen é um fazer artístico que transcende a questão puramente estética, envolvendo questões mais complexas sobre gênero, que é brilhante, um ato performático. Por segundo, entender esses ensaios como uma “falta de respeito” é vergonhoso, porque reflete a baixa qualidade de educação cultural e artística de parte da nossa sociedade. Não tem nada a ver com “opção sexual”, arte é arte, é uma representação de temas com olhares diversos acerca das religiões, neste caso. Se trata de algo simbólico, iconográfico. E “opção sexual” não é correto de se falar. Não estamos diante de uma geladeira escolhendo entre pudim de chocolate ou baunilha. É “orientação sexual”.

    • Djaman Santos Barbosa disse:

      Eric, exatamente que parte foi desrespeitosa?
      Várias pessoas se vestem como santos e não é considerado desrespeito. Exceto o profeta Maomé, cuja representação é proibida, todos os santos são personificados.
      Na Semana Santa, inclusive, atores profissionais e amadores se vestem de Jesus, Maria, João.
      Em junho, vemos comerciais com pessoas caracterizadas de Sto. Antônio, inclusive com tom de comédia.
      O que tem de desrespeitoso nas fotos que não tem nesses comerciais?

      • Alana disse:

        Pois bem,mas todos nós temos o direito de expressar o que não gostou acho sim uma falta de respeito de ambos lados e nem por isso sou homofóbica.só acho que tudo tem limite.

    • Rafael disse:

      Dragqueen não é opção sexual, moço! É uma arte que héteros também podem fazer, e alguns fazem.

    • Rafael disse:

      Dragqueen (transformista) não é opção sexual , moço! É uma arte de representação que pode ser praticada por héteros também, e há muitos que praticam.

    • Pericles disse:

      Desculpe, a opinião que chamo de insensato, mas o que está em voga é um trabalho intelectual bem concebido e que deve superar qualquer arroubo de preconceito. O livre pensa é só pensa e exercer ,quando o ser se apodera de construção histórica que vaticina a humanidade. Refiro-me ao vaticínio como forma de caça as bruxas .”
      O gay não precisa de ajuda e sim de respeito”

    • João Vieira disse:

      Isso é arte. Agora só porque são homossexuais é falta de respeito? Religião prega intolerância com o outro e de onde estou vendo isso é uma homenagem a elas. Não houve atos blasfêmias ou desrespeito por parte dos artistas, só ignorância da sua.

    • Afranio disse:

      Na verdade o que importa se for falta de respeito para as religiões? O que elas devem para alguma religião em específico? Afinal, como sempre digo, nenhuma religião, ideia, ideologia, filosofia, etc. merecem respeito. Respeito se conquista por análises lógicas, e não por imposição. Outra coisa importante é a falta de caráter de julgar uma pessoa pelo que ela é por uma ideia, neste caso oposta à   uma ideologia. Pessoas merecem respeito, sendo assim, elas merecem respeito por serem pessoas e não ideologia! Não faça falsa simetria que ferem os direitos humanos e o indivíduo como pessoa. Só mais uma coisa, não foi uma opção ser homossexual assim como ninguém faz opção em ser hetero, destro ou canhoto.

  2. J Ferreira disse:

    Só faltou o islão…
    Ninguém quis se vertir de Maomé por quê ?

  3. George Ferreira disse:

    Cadê Maomé ??? Quem tem, tem medo né ???

  4. Giul Xavier disse:

    Não entendi o pq de ser falta de respeito?

    Se fosse um homem ou mulher cis e tradicionais seria super elogiados… Na boa, fale menos e viva mais!

  5. Renew disse:

    Não acho legal. Do jeito que as chamas religiosas estão inflamadas um pouco de respeito e comedimento seria bom. Não gostaria de ver minha religião trabalhada desta forma.

  6. Edgar Cerqueira disse:

    Só para lembrar, Padilha não é entidade do Candomblé…

  7. Francisco Peixoto disse:

    Faltou Maomé. Por que não fizeram?

  8. Marcelo Melo disse:

    Infelizmente respeito é a palavra que eles mais pregam para si, porém não existe no dicionário deles para com os outros. Eles reclamam que toda a sociedade brasileira é homofóbica enquante que eles têm toda e total liberdade mais ainda querem extrapolar o limite das regras de convivência em sociedade. Respeitos todos precisam ter por todas as pessoas e as pessoas precisam saber corretamente onde começa e onde termina o seu direito. Não agravando a todos mais existe uma miniria que quer a toda maneira forçar a sociedade a acatar tudo que eles querem impor guela a baixo sem ao menos retrucar por que, os homosexuais as lésbica e tantas outra comunidades que se dizem desrespeitadas são as que mais desrespeitam e humilham os bons costumes. Vale salientar que são em países prostestantantes como Brasil, Estados Unidos entre outros é que eles os ditos assumidos saem pelas ruas fazem festas fazem o querem e mesmo não tendo a conivência de uma grande parcela da sociedade praticam atos vergonhosos e que denigrem a sociedade e ainda reclamam de respeito, querendo ainda mais liberdade. Quero ver quando o Estado Islâmico aportar por aqui o que eles vai reivindicar, se vão clamar como clamam por mais liverade e respeito, menospresando os evangélicos e católicos colocando a nossa crença no lixo e pedem igualdade, querendo a todo custo deturpar o entendimento de nossas crianças trazendo-as uma maneira de vida que não condiz com a verdadeira maneira de se viver em família.

  9. juliana fernandes disse:

    O que vi foi arte. E tambem uma critica real ao mundo que hoje vivemos. A foto da selfie do Diabo com Jesus crucificado so retrata a realidade deprimente da humanidade….hoje a solidariedade e o amor ao proximo passa longe quando se ve um acidente ou uma tragedia…a primeira coisa que fazem antes mesmo de pedir socorro é tirar fotos de vitimas da pior maneira possivel…triste realidade ver que a unica coisa que enchergaram foi o fato de serem travestis.

  10. aurilene viana de oliveira disse:

    Levítico 20:13 O homem que se deitar com outro homem como se fosse uma mulher, ambos cometeram uma abominação, deverão morrer, e seu sangue cairá sobre eles.

  11. aurilene viana de oliveira disse:

    como é que vocês tem coragem de blasfemar assim contra Deus????? Misericórdia o dia do senho esta chegando e cada um vai dar conta das próprias atitudes.

  12. Ana Gabriela disse:

    IMPOSSÍVEL escolher apenas uma!!!!
    Todas maravilhosas!!

  13. Lucas Barbosa disse:

    Interessante como ninguem desrespeita o islamismo .

  14. Patrícia disse:

    Bom de estado islâmico abortar por aki nem vc vai poder clamar por nada marcelo. Belíssima e de extrema de extrema sensibilidade. Parabéns

  15. Ellah Vargas disse:

    Não entendo… Se fosse uma mulher ou homem héteros fazendo esse trabalho estaria ok? Vocês são muito hipócritas!
    A arte é para quem tem olhos para ela ou para aqueles que se abrem. Continuem fechados em seus mundos, os obsoletos serão vocês!
    Muito orgulho de ter feito parte desse ensaio maravilhoso 👏👏👏👏
    Todxs me representam demais!
    Ricardo Aimée DesiRée Petra Amanda Eyshilla Mell Ingridy Tereza Melanie Sasha Shanel Layra Nina Amo e defendo!

  16. Tiago Mota disse:

    Qual o resultado da enquete?

    • Jorge Gauthier disse:

      Oi Tiago,
      Vamos encerrar a enquete no domingo. Você pode acompanhar clicando na opção “ver votos anteriores”, depois que você vota.

  17. Excellent post. I used to be checking continuously this weblog and I am impressed! Very useful info particularly the final phase 🙂 I maintain such information much. I was looking for this certain info for a very long time. Thanks and good luck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *