Salvador sediará entre os dias 10 e 12 de fevereiro o I Encontro de Famílias LGBTs. Para Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB) e idealizador e organizador do evento, o objetivo do encontro é resgatar e compartilhar as experiências pessoais dos casais e falar sobre o tema casamento com exemplos de famílias LGBTs.
“Com o passar do tempo, muitos casais descuidam da relação, permitindo que situações simples e acomodações atrapalhem o relacionamento, perdendo a alegria do dia-a-dia com os problemas normais em toda relação conjugal e que por falta de discussão e enfrentamento, provocam stress, deixando de viver a relação com a devida intensidade. O encontro será um momento de compartilhar e se aprimorar homoafetividade e a felicidade de viver juntos”, explica Marcelo. Uma família já confirmada no evento, segundo o GGB, é o casal Toni Reis e David Harand com seus filhos Alyson, Jéssica e Felipe (foto acima).
Em 2014, o IBGE registrou no Brasil 4.854 casamentos entre cônjuges do mesmo sexo, um aumento de 31,2% em relação a 2013, ano em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios realizassem a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Em números absolutos, foram 1.153 uniões homoafetivas a mais que no ano anterior, sendo 50,3% entre mulheres e 49,7%, entre homens. Em 2013, os casamentos entre mulheres registraram uma maioria mais acentuada “ 52% contra 48% de casamentos entre homens.
Mais informações: ggbbahia@gmail.com