Elevador Lacerda, acarajé, praia da Barra, museus e shows de drags. Foi com essa lista que o casal de empresárias paulistanas Marta Ribeiro de Andrade, 37, e Goreth Ochi, 39, começaram a montar o roteiro de férias em maio. A escolha pela capital baiana para os primeiros 5 de 21 dias de férias pelo Nordeste foi feita por recomendações de amigas – também pessoas LGBTQIAPN+ – que se sentiram acolhidas em viagens para Salvador.
“Já passamos por vários constrangimentos em outras cidades do mundo por sermos um casal. Nossas amigas que visitaram Salvador falaram que apesar de ainda ter muito preconceito e discriminação na sociedade, a cidade era acolhedora com as pessoas diversas. Sentimos isso e certamente iremos voltar mais vezes”, conta Ochi que já planeja passar o Carnaval de 2024 com a esposa na cidade.
A sensação de acolhimento vivida por Marta e Goreth simboliza a percepção de outros viajantes. Pesquisa inédita feita pelo site internacional Booking.com, revelada essa semana, mostrou que a capital baiana é a terceira cidade do Brasil considerada como ‘destino mais LGBTQ+ friendly’, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro,, que lideram o ranking. Foram ouvidas 11 mil pessoas de 27 países.
“A pesquisa mostrou que 85% dos brasileiros LGBTQIAPN+ experimentaram alguma forma de experiência positiva em suas viagens e Salvador se destaca nisso. Sabemos, obviamente, que o preconceito existe em diversos espaços, mas nos destinos nordestinos como Salvador sinto que as pessoas não presumem suas percepções sobre os viajantes. Elas perguntam, acolhem e recepcionam com gentileza”, destaca Luiz Cegato, gerente de comunicação da América Latina da Booking.com, empresa que lançou o programa Travel Proud para qualificar o atendimento ao turista LGBTQIAPN+.
Para o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, Salvador é a capital mundial da diversidade. “É uma cidade que foi fundada de forma cosmopolita, com uma cultura riquíssima e a força do carnaval, que coloca todo mundo junto atrás do trio elétrico. A luta contra preconceitos e contra a homofobia é uma necessidade constante, assim como também é inegável que em relação a outras cidades a diversidade se sente mais à vontade aqui”.
Mais do que diversidade e inclusão, o acolhimento de turistas diversos representa um impulso para o setor turístico. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, o público LGBT representa 10% dos viajantes e movimenta 15% do faturamento do setor no mundo. Não há dados detalhados sobre o faturamento em Salvador, mas conforme análise do presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, esse tipo de turismo movimenta o mercado de forma ampla.
“Devemos entender o turismo para pessoas LGBTQIAPN+ como algo transformador, que movimenta negócios, promove mudanças na sociedade e traz oportunidades de negócios variadas para diversos agentes do setor e segmentos”, ressalta.
É o que tem sentido na pele a drag queen Spadina Banks, que faz shows semanais no Boteco do Paulista. no Rio Vermelho. “Percebo que sempre há turistas de outros estados que vão assistir e se encantam com o trabalho das artistas drags de Salvador. Eles dizem que nunca viram nada parecido”. Assim como o Boteco do Paulista, a cidade tem diversos estabelecimentos que merecem a visita.
PELO BRASIL: os destinos nacionais mais acolhedores para a comunidade LGBTQIAPN+
PELO MUNDO : os destinos nacionais mais acolhedores para a comunidade LGBTQIAPN+
Fonte: booking.com
Vai lá! 10 LUGARES FRIENDLY PARA VOCÊ CURTIR EM SALVADOR
Boteco do Paulista
Endereço: R. da Paciência, 263, Rio Vermelho – Salvador, BA
Funcionamento: quarta e quinta, das 18h à 1h / sexta e sábado, das 18h às 2h / domingo, das 18h às 23h30
Contato: (71) 4105-5085 | Instagram: @botecodopaulista_ssa
Bar da Pri
Endereço: R. do Passo, 6, Santo Antônio Além do Carmo – Salvador, BA
Funcionamento: terça e quarta, das 19h à 1h / quinta a sábado, das 20h às 2h30
Instagram: @bardaprii
La Bouche
Endereço: R. Dias d’Ávila, 26, Barra – Salvador, BA
Funcionamento: terça a domingo, de 12h à 1h30
Contato: (71) 3506-6830 | @labouchecreperia
A.B.O.C.A. Centro de Artes
Endereço: R. dos Marchantes, 12 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA, 40301-430
Funcionamento: quartas, das 19h às 22h
Instagram: @abocacentrodeartes
Telefone: (71) 2137-6808
Bar Âncora do Marujo
Endereço: R. Carlos Gomes, 809, Dois de Julho – Salvador, BA
Funcionamento: de terça a sexta, a partir das 20h / sábado e domingo, a partir das 23h
Instagram: @ancoradomarujo
Carmén Lounge Bar
Endereço: Av. Carlos Gomes, nº 860, Centro – Salvador, BA
Funcionamento: de quarta a domingo, a partir das 21h
Contato: (71) 99378-9595 | Instagram: @carmenlbsalvador
San Boate
Endereço: R. Conselheiro Pedro Luiz, nº 488, Rio Vermelho – Salvador, Bahia
Funcionamento: sexta, sábado e vésperas de feriado, a partir das 22h
Contato: (71) 3334-1625 | Instagram: @sanboate
Tropical Club
Endereço: R. Gamboa de Cima, 24, Centro – Salvador, BA
Funcionamento: sextas e sábados, das 23h às 6h
Contato: (71) 99218-2773 | Instagram: @tropicalclubssa
Amsterdam
Endereço: R. João Gomes, 249, Rio Vermelho – Salvador, BA
Funcionamento: quinta, sexta, sábado e véspera de feriados, às 22h30
Instagram: @amsterdamrv
Barraca da Dinda Ilma
Endereço: Porto da Barra, Salvador, Bahia
Contato: 7198855-0221 | Instagram: @ilmadind
Segurança e cuidados na viagem
A Booking.com divulgou no dia 20 de junho, em São Paulo, dados inéditos da mais extensa pesquisa de viagens LGBTQ+ já realizada pela empresa. Ouvindo mais de 11 mil entrevistados em 27 mercados, incluindo o Brasil, o estudo destaca, por exemplo, que mais de quatro quintos (84%) dos brasileiros LGBTQ+ sentem que sua experiência em ser da comunidade os torna mais confiantes como viajantes, em vez de se sentirem receosos ou inseguros.
A pesquisa também revela que 85% dos brasileiros LGBTQ+ experimentaram alguma forma de experiência positiva em suas viagens e aponta quais destinos são os mais inclusivos e acolhedores para pessoas da comunidade LGBTQ+, de acordo com a experiência dos entrevistados.
Em paralelo, o estudo também aborda os contratempos para pessoas da comunidade quando se trata de desbravar o mundo, com 9 a cada 10 (92%) viajantes LGBTQ+ brasileiros relatando que devem considerar sua segurança e bem-estar ao escolher um destino.
Embora a orientação e informações sobre os arredores durante o check-in em uma acomodação sejam comuns (42%), receber orientação específica como um viajante LGBTQ+ é muito menos frequente, com apenas 16% dos brasileiros tendo experimentado isso.
Nesse contexto, 4 em cada 10 (38%) brasileiros gostariam de receber informações sobre o status LGBTQ+ do local, assim como leis locais, sensibilidades religiosas e dicas sobre quais são os lugares seguros para visitar.
Além disso, três quartos (77%) dos brasileiros da comunidade admitem que as notícias sobre atitudes, discriminação e violência contra pessoas que se identificam como LGBTQ+ tiveram um grande impacto em sua escolha de destino – viajantes LGBTQ+ da Austrália (84%), Hong Kong (82%) e dos EUA (79%) são os mais cautelosos.
Ainda sobre adversidades, pelo menos um quarto (27%) deles revelam que foram submetidos a estereótipos em suas viagens e 1 a cada 5 (20%) disseram que pessoas assumiram incorretamente seu gênero ou pronomes durante suas jornadas.
A indústria de viagens está claramente desempenhando um papel na mudança de atitudes e percepções. Mais de três quartos (88%) dos viajantes LGBTQ+ brasileiros se sentem mais confortáveis viajando devido ao aumento de medidas inclusivas na indústria de viagens e 77% deles pesquisam marcas antes de viajar para entender o papel que desempenham no apoio às pessoas da comunidade LGBTQ+ – os brasileiros são a sétima nacionalidade que mais pesquisa empresas e experiências antes das férias.
Diante deste cenário, a Booking.com conta com o programa Travel Proud e, desde 2021, oferece treinamento de hospitalidade inclusivo gratuito para acomodações ao redor do mundo, a fim de ajudá-las a entender melhor os desafios específicos enfrentados pelos viajantes LGBTQ+, bem como o que pode ser feito para que todos os hóspedes se sintam mais bem-vindos, independentemente de onde vêm, quem amam ou como se identificam.
O treinamento já está disponível em inglês, italiano, francês, espanhol, português do Brasil e em alemão. Existem, agora, mais de 26 mil propriedades certificadas globalmente na Booking.com – no Brasil, já são mais de 1000 (o treinamento em português foi lançado em abril desse ano) –, com estadias Travel Proud disponíveis em 118 países e territórios e mais de 7 mil cidades.
O treinamento Proud Hospitality foi desenvolvido em colaboração com a HospitableMe. A sessão é online e, após o treinamento, os parceiros precisam fazer uma declaração se comprometendo a colocar em prática os aprendizados, além de identificar maneiras de tornar a propriedade mais inclusiva. Não há, segundo a empresa, uma limitação da quantidade de pessoas que vão treinar por cada hospedagem,
Depois, os parceiros têm acesso ao Guia do Cliente Travel Proud, com informações adicionais e exercícios para executar com as equipes, além de materiais promocionais. Os parceiros com certificação Proud receberão o selo Travel Proud na página de suas propriedades.
“Na Booking.com, nossa missão é fazer com que experimentar o mundo seja mais fácil para todas as pessoas – e isso realmente significa todas as pessoas, independentemente de onde vem, quem ama ou como se identifica. Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer antes que as viagens sejam realmente acolhedoras e inclusivas em todas as partes do mundo, e é por isso que estamos ampliando o programa Travel Proud. A indústria de viagens deve se esforçar para ser cada vez mais inclusiva, ajudando a promover ambientes que todos possam explorar, seja mais perto de casa ou viajando para o outro lado do mundo”, ressalta Luiz Cegato, gerente de comunicação da América Latina da Booking.com.
*O jornalista viajou para São Paulo para o lançamento do selo Travel Proud a convite da Booking