O circuito Barra-Ondina, em Salvador, recebeu neste domingo (22) o evento TransBike, ação que faz parte das celebrações pelo Mês da Visibilidade Trans.
A atividade reuniu dezenas de pessoas LGBTQIAPN+, em sua maioria transgêneros e travestis, em um passeio de bicicleta que começou nas imediações das Gordinhas, em Ondina, e terminou no Farol da Barra com uma confraternização entre os participantes e a disponibilização de preservativos internos e externos para baianos e turistas seduzidos pela manhã ensolarada e os encantos da Orla de Salvador.
“É importante lembrar que pessoas trans existem e precisam de oportunidades todos os dias do ano”, refletiu Rafa Mores, líder do Tamo Juntes.
“A ação constrói laços de afeto e dá ainda mais visibilidade às pessoas trans”, afirmou Joan Ravir, representante do Coletivo TransUfba.
Desfilar pela Orla de Salvador em um domingo de Sol e de praias lotadas com os signos e bandeiras da luta LGBTQIAPN+, no Mês da Visibilidade Trans, é mais uma conquista, na medida em que reúne militantes e simpatizantes de uma mesma causa: o direito de ser o que é.
“É uma grande oportunidade de conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre os direitos ao exercício da cidadania plena”, pontua Renildo Barbosa, Coordenador do CPDD, equipamento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, gerido pela instituição Beneficente Conceição Macêdo.
A ação foi realizada pelo Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba), em parceria com a TemBici/Itaú, Tamo Juntes e TransUfba.