O projeto aceita!, lançado na Universidade Federal da Bahia no último dia 19 de outubro, que pretende propor políticas para o respeito à diversidade sexual e de gênero na UFBA, começa, no próximo dia 13, a realizar rodas de escuta nas unidades da instituição. Inicialmente as rodas devem ser compostas apenas por estudantes de qualquer curso ou nível. O objetivo é que as pessoas relatem casos de discriminação motivados por gênero e/ou sexualidade dentro da UFBA e que proponham ações concretas para impedir que novas situações similares aconteçam nas dependências da universidade. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar das rodas de escuta. Com base nessas informações e sugestões, a equipe do aceita! irá propor uma série de ações para a UFBA.
Vejam onde e quando ocorrerão as primeiras rodas de escuta:
13 de novembro, PAF I, 17h, sala 208.
14 de novembro, PAF3, 17h, sala 208
22 de novembro, São Lázaro, 12h, sala 2 do NEIM
23 de novembro, Politécnica, 10h, sala 06.03.03, 6º andar
29 de novembro, Faculdade de Direito, 11h, Sala da Congregação
30 de novembro, Faculdade de Educação, 11h, sala Térreo e 17h no auditório 1 (OBS: realizaremos duas rodas no mesmo dia na Faced)
6 de dezembro, Faculdade de Economia, 11h, Sala da Congregação
7 de dezembro, Faculdade de Comunicação, 10h30, Sala do Aceita – 1º andar da ala nova da Facom
13 de dezembro, Instituto de Geociências, 16h, sala 113-A
14 de dezembro, Enfermagem, (horário e sala a definir)
Em breve divulgaremos o calendário das escutas a serem realizadas em janeiro de 2018.
O projeto aceita! inicialmente realizará essas rodas de escuta em toda a comunidade acadêmica para dimensionar a variedade dos problemas enfrentados por docentes, discentes, técnicos-administrativxs e tercerizadxs em relação aos preconceitos causados pela falta de respeito à diversidade sexual e de gênero na UFBA. Essa escuta também está sendo realizada através de um formulário eletrônico disponível no site do projeto (www.aceita.ufba.br). O grupo, coordenado pelas professoras Graciela Natansohn (Facom) e Maíra Kubik (NEIM) e pelo professor Leandro Colling (IHAC), é composto por dez bolsistas (Leandro Stoffels, Rosângela Maria Batista, Rebeca Sousa, Victória Santana, Samira Soares, Izzadora Sá, Crisângelo Cerqueira, Ariane Senna, Bruna Souza Jacob e Malayka SN).
O projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) e também tem como objetivo contribuir para a elaboração de um protocolo institucional contra as violências de gênero e sexualidade na UFBA, de modo a contemplar medidas de prevenção, sensibilização, divulgação e intervenção em casos de denúncias.
Mais informações sobre o projeto em:
https://www.facebook.com/Projeto-aceita-282457352248448
https://www.instagram.com/aceitaufba/
Contatos: aceitaufba@gmail.com