As travestis, mulheres e homens transexuais residentes de Salvador que têm interesse em utilizar o nome social no Cartão SUS podem buscar um dos 141 postos de saúde da capital baiana para efetuar a inclusão.
Nesta quarta-feira (29), quando é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que travestis, mulheres e homens transexuais têm direito de serem tratadas(os) pelo nome social e incluí-lo nos prontuários e nos demais formulários utilizados pelos serviços de saúde. É um direito garantido pela Carta dos Direitos dos Usuários do SUS e pela Lei Municipal nº 7859/2010.
O respeito ao nome social além de ser um direito dessa população, busca eliminar situações constrangedoras ou discriminatórias que possam funcionar como barreiras de acesso aos serviços públicos.
Para imprimir o cartão SUS, basta ir à unidade de saúde mais próxima com documento oficial com foto, CPF e o número do cartão, para as pessoas que já possuem o recurso, a 1ª via só realizada na prefeitura-bairro.