Cortejo dos Namorados terá Ilê Aiyê e Marcia Short
4 de junho de 2023
Após temporada em SP, Spadina Banks retorna a Salvador com oficina sobre arte drag e show no Rio Vermelho
6 de junho de 2023

Por que junho é considerado o mês do orgulho?

Junto com a chegada do mês de junho você já deve ter visto um monte de marcas e pessoas fazendo menções ao orgulho LGBTQIAPN+. Mas, afinal, por que junho é considerado o mês do orgulho dedicado a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todas os membros da comunidade.

A resposta está no ano de 1969, um marco desse período de celebrações e luta por direitos mais precisamente no dia 28 de junho quando se comemora o ‘Dia Internacional do Orgulho LGBT’.

A data rememora a Revolta de Stonewall, em 1969. No contexto da revolta, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, resistiram a uma abordagem policial no estabelecimento. As operações policiais eram frequentes e motivadas pelo preconceito. Sem alternativas, os LGBTs (na época usava-se essa sigla ) haviam se acomodado a não lutar contra a opressão por parte da polícia, mas não naquele 28 de junho de 1969. 

A revolta de Stonewall deu origem a outras manifestações pelos Estados Unidos e pelo mundo, tornando- se um divisor de águas na luta por direitos. Mas a luta continua. Embora oito em cada dez pessoas LGBTQIA+ se sintam confortáveis em falar sobre sua orientação sexual e identidade de gênero no ambiente de trabalho, 43% delas afirmam que já sofreram preconceito no local, por exemplo. A luta é longa e contínua!

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *