No Oscar onde a diversidade esteve em pauta dois filmes com ligações LGBTQIA+ ganharam estatuetas na maior premiação do cinema americano que aconteceu na noite de domingo (05). O filme chileno Una Mujer Fantastica (Uma mulher fantástica) conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A protagonista é uma atriz trans, Daniela Vega- que subiu ao palco linda e plena! No filme Daniela vive Marina que tem um romance com Orlando, vinte anos mais velho do que ela. Amam-se longe dos olhares e fazem projetos futuros. Quando ele morre repentinamente, Marina é alvo da hostilidade dos familiares de Orlando: uma “santa família” que rejeita tudo o que Marina representa. Marina lutará com a mesma energia que dedica desde sempre para se tornar naquilo que é: uma mulher forte, corajosa, digna… Uma mulher fantástica!
“Marina e eu compartilhamos que somos ‘trans’, que gostamos de cantar ópera e dos homens bonitos, nada mais. Ela é muito mais elegante que eu, tem mais paciência, é uma mulher muito mais pacífica, eu sou mais explosiva, mais latina”, disse Vega em uma entrevista à agência AFP.
Nos 90 anos da premiação essa foi a primeira vez que um filme protagonizado por uma mulher trans venceu. Outros filmes sobre ou com transgêneros já venceram. Mas todas estas produções foram protagonizadas por intérpretes cisgênero (pessoas cuja identidade de gênero e sexo biológico coincidem), e não por pessoas trans. Foram eles:
- “Traídos pelo desejo” (1992), na categoria roteiro
- “Meninos não choram” (1998) rendeu a estatueta de melhor atriz a Hilary Swank
- “Clube de Compras Dallas”, em três categorias, incluindo ator coadjuvante para Jared Leto
- “A garota dinamarquesa” (2015) rendeu o Oscar de coadjuvante para Alicia Vikander
Outro vencedor da noite foi o filme Me chame pelo seu nome (James Ivory). Ele aborda um romance entre o sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet) e Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai. Com a conquista da estatueta de Melhor Roteiro Adaptado por ‘Me Chame pelo Seu Nome’, James Ivory, 89 anos, se tornou a pessoa mais velha a receber um Oscar competitivo. Essa foi a primeira indicação de Ivory em uma categoria de roteiristas. Ele já havia sido indicado a estatueta em outras três ocasiões como diretor pelos filmes ‘Vestígios do Dia’, ‘Retorno a Howards End’ e ‘Uma Janela para o Amor’.
22 de Novembro de 2017 – Filme – Me Chame Pelo Seu Nome.
– Zoeira – 18ZO0501 – NLVL
Veja em negrito o nome do filme vencedor nas categorias:
Melhor Filme
- “Dunkirk”
- “Me chame pelo seu nome”
- “O destino de uma nação”
- “Corra!”
- “Lady Bird – É hora de voar”
- “Trama Fantasma”
- “The Post – A Guerra Secreta”
- “A forma da água”
- “Três anúncios para um crime”
Melhor Diretor
- “Três anúncios para um crime”
- Jordan Peele (“Corra!”)
- Greta Gerwig (“Lady Bird: É hora de voar”)
- Paul Thomas Anderson (“Trama fantasma”)
- Guillermo del Toro (“A forma da água”)
Melhor Ator
- Timothée Chalamet (“Me chame pelo seu nome”)
- Daniel Day-Lewis (“Trama Fantasma”)
- Daniel Kaluuya (“Corra!)
- Gary Oldman (“O destino de uma nação”)
- Denzel Washington (“Roman J. Israel, Esq.”)
Melhor Atriz
- Sally Hawkins (“A forma da água”)
- Frances McDormand (“Três anúncios para um crime”)
- Margot Robbie (“Eu, Tonya”)
- Saoirse Ronan (“Lady Bird: É hora de voar”)
- Meryl Streep (“The Post – A Guerra Secreta”)
Melhor Roteiro Adaptado
- “Artista do desastre” (Scott Neustadter e Michael H. Weber)
- “Me chame pelo seu nome” (James Ivory)
- “A Grande Jogada” (Aaron Sorkin)
- “Logan” (Scott Frank, James Mangold e Michael Green)
- “Mudbound” (Virgil Williams and Dee Rees
Melhor Roteiro Original
- “Lady Bird: É hora de voar” (Greta Gerwig)
- “Doentes de Amor” (Emily V. Gordon e Kumail Nanjiani)
- “Corra!” (Jordan Peele)
- “A forma da água” (Guillermo del Toro)
- “Três anúncios para um crime” (Martin McDonagh)
Melhor Ator Coadjuvante
- Willem Dafoe (“Projeto Flórida”)
- Woody Harrelson (“Três anúncios para um crime”)
- Richard Jenkins (“A forma da água”)
- Sam Rockwell (“Três anúncios para um crime”)
- Christopher Plummer (“Todo o Dinheiro do Mundo”)
Melhor atriz coadjuvante
- Allison Janney (“Eu, Tonya”)
- Mary J. Blige (“Mudbound”)
- Lesley Manville (“Trama Fantasma”)
- Laurie Metcalf (“Lady Bird: É hora de voar”)
- Octavia Spencer (“A forma da água”)
Melhor Filme em Língua Estrangeira
- “Uma Mulher Fantástica” (Chile)
- “O Insulto” (Líbano)
- “Sem amor” (Rússia)
- “Corpo e Alma” (Hungria)
- “The Square: A arte da discórdia” (Suécia)
Melhor Design de Produção
- “Blade Runner 2049”
- “A bela e a fera”
- “O destino de uma nação”
- “Dunkirk”
- “A forma da água”
Melhor Fotografia
- “O destino de uma nação” (Bruno Delbonnel)
- “Blade Runner 2049” (Roger Deakins)
- “Dunkirk” (Hoyte van Hoytema)
- “Mudbound” (Rachel Morrison)
- “A forma da água” (Dan Laustsen)
Melhor Figurino
- “A bela e a fera”
- “O destino de uma nação”
- “Trama Fantasma”
- “A forma da água”
- “Victória e Abdul”
Melhor Canção
- “Remember me” (“Viva – A vida é uma festa”)
- “Mighty river” (Mudbound)
- “Mystery of love” (“Call me by your name”)
- “Stand up for something” (“Marshall”)
- “This is me” (“O rei do show”)
Melhor Edição
- “Em ritmo de fuga”
- “Dunkirk”
- “Eu, Tonya”
- “A forma da água”
- “Três anúncios para um crime”
Melhor Mixagem de Som
- “Star Wars: Os últimos Jedi”
- “Em ritmo de fuga”
- “Blade Runner 2049”
- “Dunkirk”
- “A forma da água”
Melhor Edição de Som
- “Em ritmo de fuga”
- “Blade Runner 2049”
- “Dunkirk”
- “A forma da água”
- “Star Wars: The Last Jedi”
Melhor Animação
- “O poderoso chefinho”
- “The Breadwinner”
- “Viva: A vida é uma festa”
- O Touro Ferdinando”
- “Com Amor, Van Gogh”
Melhor Curta de Animação
- “Dear Basketball”
- “Garden Park”
- “Lou”
- “Negative Space”
- “Revolting Rhymes”
Melhor curta
- “Dekalb Elementary”
- “The 11 o’ clock”
- “My Nephew Emmett”
- “The silent child”
- “Waty Wote/All of us”
Melhor Trilha Sonora
- “Dunkirk”
- “Trama Fantasma”
- “A forma da água”
- “Star Wars: Os últimos Jedi”
- “Três anúncios para um crime”
Melhor documentário
- “Abacus: Pequeno o bastante para condenar”
- “Visages villages”
- “Ícaro”
- “Últimos homens em Aleppo”
- “Strong Island”
Melhor documentário em curta-metragem
- “Edith+Eddie”
- “Heaven is a traffic jam on the 405”
- “Heroin(e)”
- “Knife Skills”
- “Traffic Stop”
Melhor maquiagem e cabelo
- “O destino de uma nação”
- “Victoria e Abdul”
- “Extraordinário”
Melhores efeitos visuais
- “Blade Runner 2049”
- “Guardiões da galáxia Vol. 2”
- “Kong: A ilha da caveira”
- “Star Wars: Os últimos Jedi”
- “Planeta dos Macacos: A guerra”