A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal de DST/Aids, realiza neste domingo (09), durante mais uma edição da Parada LGBT da Bahia, o Projeto Fique Sabendo, que incentiva a realização de testes rápidos para detecção do HIV.
O posto de coleta funcionará na Travessa Corneta Lopes, Campo Grande, ao lado do Teatro Castro Alves, das 10 às 17 horas e o resultado do exame sai em até 30 minutos.
Os usuários com sorologia positiva contaram com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive, com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.
Além do incentivo ao diagnóstico precoce, no local também serão distribuídos materiais educativos e camisinhas, o que pode colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão dessa doença sexualmente transmissível. As ambulâncias do SAMU e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros Barris e Brotas estarão de prontidão para atender possíveis situações de emergência.
Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus. Para enfrentamento da Aids, a SMS ampliou de 33 no início de 2013, para 118 unidades em setembro de 2017, o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV. Além disso, capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames.