Quem será a mais bela do mais belo dos belos? Neste sábado (20), a partir das 20h, o Ilê Aiyê abre suas portas pelo 39º ano consecutivo para realizar o maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra do Brasil, a Noite da Beleza Negra. O mais antigo bloco afro do país irá eleger a Deusa do Ébano 2018. A premiação este ano tem, pela primeira vez, uma candidata norte-americana entre suas 16 participantes. A edição 2018 conta com patrocínio da Avon, que reforça com esta ação seus principais pilares: empoderamento feminino e diversidade. A parceria com o Ilê Aiyê faz parte da campanha de lançamento do novo batom EPIC, linha com 29 cores que compõem a proposta da marca para o Carnaval.
Com direção artística e roteiro de Elísio Lopes Jr., a 39ª Noite da Beleza Negra traz como inspiração o tema do Carnaval do Ilê Aiyê 2018: Mandela. A Azânia celebra o centenário de seu Madiba. “Mergulhei na representatividade de Nelson Mandela para entender o que exatamente fundamenta sua relevância enquanto ícone dessa luta e escrevi o roteiro em cima da pergunta: o que seriam metas de um cara como Mandela hoje no Brasil?”, conta Elísio.
A noite terá participações de Mateus Aleluia, da atriz e cantora transformista Divina Valéria, o ator da Rede Globo David Jr (o Dom, de Pega Pega). e a atriz Thais Araújo, que gravou a mensagem de abertura da noite. Enquanto a mensagem for lida na voz de Thais, um vídeo apresenta as 16 candidatas.
Também está previsto para a abertura do evento um desfile de moda que vai misturar três grifes de moda afro, Meninos Rei, Black Atitude e Lab Fantasma, esta última do artista e empresário Fióti (irmão de Emicida). Na passarela, 90% dos modelos serão homens, da Agência PjT Models, que vem se destacando por ter um cast formado por talentos garimpados nas periferias de Salvador.
Anfitriã da casa, a Band’Aiyê traz para diversos momentos da noite o repertório de grandes músicas do Ilê Aiyê. Ápice do espetáculo, a revelação da vencedora ao título de Deusa do Ébano 2018 acompanha a despedida da atual dona da coroa, a professora de dança Gisele Soares, passagem prevista como uma das mais emocionantes do roteiro. Este ano, além do Troféu Perfil Azeviche (2º e 3º lugares) e do Troféu Deusa do Ébano (1º lugar), as vencedoras serão premiadas com fantasias do bloco Ilê Aiyê.
E como a marca da Noite da Beleza Negra é causar um suspiro atrás do outro no público, o show de encerramento promete tirar o fôlego da plateia de uma vez. Toda a arte, estilo, ousadia e irreverência da favela invadem o palco da Senzala do Barro Preto com o grupo de pop funk carioca fenômeno no Brasil, Dream Team do Passinho, formado por Lellêzinha, Diogo Breguete, Hiltinho, Pablinho e Rafael Mike.
A 39ª Noite da Beleza Negra 2018 tem direção coreográfica de Zebrinha, produção musical de Jarbas Bitencourt e figurinos assinados por Dete Lima. A direção de arte de stylling do desfile de moda é de Luciano Santana. A Band’Aiyê se apresenta sob regência do maestro Kehindê Boa Morte. A cenografia é de Renata Motta, com projeções e vídeos do VJ Dexter. A produção é de Clarissa Torres.
Serviço:
39ª Noite da Beleza Negra
Dia: 20 de janeiro (sábado)
Horário: 20h
Local: Senzala do Barro Preto – Ladeira do Curuzu, Liberdade
Ingressos: R$ 50 (pista); R$ 100 (camarote) – Valores Promocionais
Vendas: Senzala do Barro Preto e Boutique do Ilê (Pelourinho)
Vendas online: IngressoRapido.com.br