Jau substituirá Mariene de Castro na estreia no Mercado Iaô com Margareth Menezes
12 de janeiro de 2019
‘Me perdoa’, diz Nego do Borel sobre transfobia contra Luisa Marilac
13 de janeiro de 2019

Nego do Borel chama transexual Luisa Marilac de ‘homem’ e gera revolta

TRANSFOBIA! Assim mesmo, grafado em caixa alta e em negrito para chamar atenção. É dessa forma que começo esse texto para noticiar mais um episódio transfóbico protagonizado pelo cantor Nego do Borel. Neste sábado (12), através do seu instagram ele desferiu comentário transfóbico contra Luisa Marilac (aquela que ficou famosa com o vídeo do bordão ‘ e ainda houve boatos que eu estava na pior’).

Tudo começou quando Luisa comentou em uma foto que o artista postou em que estava de cueca. “Cada dia que passa você está mais gato, homem’. O cantor, então, respondeu: ‘você é um homem gato também, parabéns, deve tá cheio de gatas né’.

transfobia

Depois do comentário preconceituoso e machista, diversos fãs e ativistas foram até o perfil do cantor para criticar e cobrar explicações (que não apareceram até o momento da publicação dessa reportagem. Diversos seguidores do cantor – que tem 9,5 milhões de pessoas na rede social – deixaram de seguí-lo em protesto pela atitude transfóbica.

Ativistas do momento trans como Lea T e Candy Mel (ex-Banda Uó) publicaram mensagens de apoio a Luisa e críticas a Nego do Borel.

Considera-se  transfobia atitudes ou sentimentos ou ações negativas em relação às pessoas travestis, transexuais e transgêneros. Foi exatamente o que esse cantor fez ao se dirigir a Luisa como homem.

Fazendo isso ele não fere somente a Luisa. Ele fere toda comunidade LGBTQIA+ e todas as pessoas que se solidarizam como RESPEITO ao próximo.

Essa não foi a primeira vez que Nego do Borel causou revolta por sua posições contraditórias com relação à gêneros e diversidade. Ele até gravou um clipe usando roupa de mulher, contou com a ajuda de Anitta (sua madrinha artística) para limpar sua barra por conta de comentários e ações anteriores, mas dessa vez vai ser difícil.

A máscara caiu. Até então só haviam indícios de que ele era preconceituoso mas a partir do momento que ele usa sua rede social para interagir com uma seguidora trans (que é bastante conhecida) realmente é preciso parar para repensar.

Vítima da transfobia, Luisa usou o instagram para mostrar sua indignação. “Eu estou perplexa. Fiquei sem chão..
Sigo cara tanto tempo… Gosto do trabalho dele. Olha que ele fala pra mim . Vivendo e aprendendo é assim que a gente conhece as pessoas”, escreveu.

Estou aqui pensando qual vai ser a desculpa (se é que ele vai se preocupar com isso) esfarrapada que ele dará. Precisamos ficar atentos e vigilantes. A transfobia é uma das faces mais cruéis contra a comunidade LGBTQIA+.

Força, Luisa! Você não está sozinha!

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *