Vai ter treta na Rússia! Pelo menos é o que promete a sambista carioca Mart’nália. No próximo dia 30, ela embarca com destino a Moscou onde será uma das atrações musicais da Casa Brasil, na capital do país, conhecido, além de ser a sede da Copa do Mundo 2018, pelas rígidas leis contra homossexuais.
O mundial de futebol que acontece na Rússia está manchado com o sangue de pessoas LGBTs. Enquanto as seleções disputam a taça de melhor do mundo sobra o medo das leis russas que consideram o amor entre pessoas do mesmo sexo como crime. Grupos radicais prometem caçar, perseguir e matar gags durante o mundial de futebol. Tudo isso respaldados na lei do país que proíbe manifestações de afeto entre pessoas do mesmo sexo. Já no primeiro dia de competição um casal gay de turistas franceses foi violentamente agredido, após pegar um táxi em São Petsburgo.
Ao contrário da jornalista e apresentadora da TV Globo Fernanda Gentil, também lésbica que num papo com Fátima Bernardes falou sobre o comportamento na Rússia e disse “estar bem menininha”, Mart’nália avisa que não vai controlar sua essência:
“Não existe eu bem menininha… Mais fácil virar um problema diplomático e eu voltar amarradona para assistir aqui com os amigos e família num bom churrasco com cerveja gelada”, afirmou ela em entrevista ao jornal Extra do Rio de Janeiro.
Na entrevista, a filha de Martinho da Vila ressalta que não se assusta com a opressão russa aos LGBTs. “O mundo é esquisito… E eu sou black, né? Cada um tem a sua cultura. Vou representando o meu país. A cultura do meu país, o samba e só tô indo lá pra isto. Longe à beça! Cantar, sambar e alegrar quem quiser ficar mais alegre. E também não vou sair sozinha lá, né?””, destacou.
Para evitar que imprevistos prejudiquem a viagem dos turistas ao principal evento de futebol do planeta, o governo brasileiro preparou, em versões impressa e digital, o Guia Consular do Torcedor Brasileiro.
Neste guia, pelo tipo de absurdo que é descrito como lei no país, fica claro que nenhum LGBT+ deveria sequer pisar os pés por lá. Além de trazer informações úteis para o viajante desfrutar dessa experiência única, o guia pode ajudar o brasileiro a evitar situações indesejadas em um país com tradições culturais diversas do Brasil como, por exemplo, pagar multa e ser deportado por “demonstrações homoafetivas em ambientes públicos”, que pode ser enquadrado como “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores”, segundo a legislação local.
Recém-solteira, ela avisa: “Tô na pista, baby!”, após um período longo de namoro: “Nunca pensei. Tô free, graças à Deus e faz tempo! Adorando”. Adforando também as comparações que fizeram de seu cabelo com o novo penteado de Neymar: “Achei maneiro e engraçado. Que dê muita sorte a ele,com deu pra mim!”