5º edição do concurso Garoto Caras & Bocas está com inscrições abertas
7 de janeiro de 2019
Salvador sediará terceira edição do Mister Verão Brasil
8 de janeiro de 2019

Namoradas são alvo de lesbofobia por motorista de app em Salvador: ‘se comportem’

A servidora pública Amanda*, 23 anos, e a estudante Vanessa*, 22 anos, namoram há dois anos e meio. O dia 7 de janeiro de 2019, contudo, ficará marcado como um momento tenso no relacionamento das duas. Elas foram alvo de lesbofobia por um motorista do aplicativo de carros da empresa 99 por volta das 13h quando saíam do Shopping Barra para o bairro do Dois de Julho.

Ao entrarem no carro, Vanessa fez menção a colocar a cabeça no colo da namorada. Nesse momento, o motorista do carro por aplicativo recriminou as jovens.

“Quando ela se encostou em mim ele perguntou qual era o problema. Aí ela olhou para a cara dele e falou que nós estávamos conversando. Aí ela pediu para deitar no meu colo. Quando ela foi deitar ele encostou o carro e falou ‘se comportem’ porque isso é um comportamento inadequado”, relata Amanda* que registrou o caso na 14ª Delegacia (Barra) e também no Centro Municipal de Referência LGBT de Salvador nesta segunda-feira (7).

Depois de ser interpelada a primeira vez pelo motorista identificado no aplicativo como Alencar Ferreira Minho Junior (que dirigia um Renault Duster de placa OZL 7415), Amanda* questionou. “Moço, eu não estou entendendo. Aí ele falou ‘ou vocês se comportam ou então.. Aí ficou olhando pra minha cara pelo retrovisor fazendo uma cara fechada de mal. Ele arrastou o carro e continuou a falar que nós estávamos tendo um comportamento inadequado”, explicou Amanda*.

Não estávamos fazendo nada. Ela só foi deitar a cabeça no meu colo. Ele parou o carro na entrada do Calabar e nos deixou no ponto de ônibus. Ele ainda falou ‘já que vocês não vão se comportar desçam do carro’. Tivemos que descer e ele ainda cobrou a corrida (que havia sido pedida por cartão de crédito) – argumenta Amanda*

O casal explica que também registrou a denúncia no próprio aplicativo. “Foi a primeira vez que aconteceu isso comigo e com ela. Estamos juntas há dois anos e meio juntas e isso nunca aconteceu conosco. Eu não entendi o motivo dele ter feito isso. Fiquei super constrangida. Sai do carro de cabeça baixa sem reação. Eu fiquei muito constrangida”, conta Amanda*.

Em contato com o Me Salte, o app afirmou que o perfil do condutor foi bloqueado do serviço. Confira abaixo, na íntegra a nota da empresa:

A 99 informa que recebeu de uma passageira a denúncia envolvendo um motorista da plataforma. De acordo com ela, o caso ocorreu na tarde de segunda-feira, dia 7 de janeiro, em Salvador (BA).

O perfil do condutor foi bloqueado do aplicativo.

A 99 se solidariza com a vítima e está em contato com ela para prestar todo o apoio que for necessário. A empresa também se encontra aberta a colaborar com a polícia.

A 99 repudia esse e quaisquer outras ocorrências de violência e está trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para colaborar com a segurança dos usuários.

O Me Salte tentou contato com o motorista mas até o fechamento da matéria não obteve êxito.

*nomes fictícios mudados a pedido das vítimas

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

25 Comentários

  1. Jades Cedraz disse:

    RESPEITO. Isso que devemos ter com todas pessoas e esperar o mesmo delas. Conhecidas e as desconhecidas.

  2. José Alves Torres Júnior disse:

    Minha opinião: O Alencar Ferreira, motorista do app 99, exagerou. Estando as duas usuárias no veículo, e, se portando de maneira respeitosa; não cometeram nenhuma atitude passível de punição. Em outra situação essa, moça poderia ter deitado a cabeça no colo de uma irmã, de sua mãe,tia,professora,chefe de trabalho, irmão,pai,tio,namorado ou outra pessoa. Ela apenas deitou a cabeça bmp colo de sua namorada e daí. Com essa atitude não violaram nenhum código de conduta. Prejuízo foi prá ele. Cara, tem que ser mais inteligente!

    • Márcio Reis disse:

      Bom dia!!! Discordo completamente da sua opinião, desde que o próprio aplicativo orienta os passageiros a usarem o sinto de segurança e se ela foi deitar no colo da namorada é sinal de que não estava usando o sinto de segurança.
      E se fosse um casal heterossexual ele estaria sendo acusado de heterofobia?
      Se elas respeitassem as leis de trânsito colocando o sinto de segurança não seria nem possível ela deitar no colo da outra.

  3. Guinho disse:

    Nunca vou ser politicamente correto, por isso acho que demonstrações de amor fora da Bíblia devem ficar apenas entre quatro paredes. Se são lésbicas, problema delas… mas precisam respeitar quem acredita em Deus… e Ele não criou uma mulher para outra. Elas estão em pecado, e suas almas sofrerão. Não ligo para a grande mídia, que é uma prostituta em potencial- sem nenhum valor moral ou espiritual e também não sou homofóbico, mas tudo tem seu lugar!

  4. Tassio disse:

    Absurdo. Ele deveria ser punido.

  5. Luiz disse:

    O motorista está correto!! Tem que se dar o respeito para ser respeitado!! Sou gay e casado e jamais eu e meu companheiro nunca desrespeitados ninguém ;!
    Aí o motorista deixa uma feira no colo da outra e logo está se pegando no carro e onde fica o respeito com o próximo???

  6. Luiz disse:

    A 99 errou em bloquear o motorista que estava trabalhando ! E sim elas que tinham que ser bloqueadas ,qualquer gênero de casal que tiver essa atitude e uma falta de respeito com o trabalhador, e não podemos confundir liberdade com libertinagem !! Sou gay e sou casado e jamais eu e meu companheiro tivemos essa atitude com ninguém , tem que se dar o respeito pra ser respeitado.

  7. Roberto luiz disse:

    O que o motorista do aplicativo fez de sistemas? Não vi nada de anormal. Chega de tanta vitimização deste grupos.

  8. Matheus Mello disse:

    Boa postura do app. Não se pode, no século XXI termos ações do século XVIII.

  9. Jailton SILVA. disse:

    Seria bom se a esposa ou a filha do dono do aplicativo da Uber ou 99 fosse rodar nas ruas para conviver com essa situação. Para ver a reação dela. Carro de aplicativos não e motel tudo hoje e homofobia. O motorista está certo eu faria a mesma coisa .toda essa raça gosta de ser vítima. Estou cheio dessa gente nojenta.

  10. Uilza disse:

    Outros apps tem que bloquear este homem pois eles rodam por diversos aplicativos de viagem e irá continuar com esta atitude.

  11. Ari Souza disse:

    Não entendi a discriminação. Onde no mundo seria correto deitar no Banco do carro? Ou existe outra forma de deitar a cabeça no colo que não seja assim?

    Além disso, não faz diferença se é casal homo ou hétero, ele falou do comportamento e entendo isso de forma geral.

  12. Nina disse:

    As pessoas têm que entender que o respeito é mútuo. O motorista tá certo, infelizmente. Não é pq vc é homo ou hetero que lhe dá o direito de ficar se agarrando em qualquer lugar. O cara tá trabalhando, alí é um carro privado, mas é o ambiente de trabalho dele. Elas fazem isso no trabalho delas? Duvido! Querem respeito? então respeite os outros tb

  13. Virgilio disse:

    Não vi e nem ouvi a versão do motorista, não estou dizendo que elas mentem , apenas preciso saber todos os lados pra emitir opinião, lembro do caso da Kéfera, e no fim quem tava errada foi ela, não acho prudente a pessoa deitar no colo no banco de trás de um veículo em movimento, um cantor famoso morreu em um acidente por isso lembram?

  14. Adson disse:

    Sera que o delegado ou juiz gostaria de casais heterossexuais ou duplas homossesuais se pegando nos seus gabinetes, locais de trabalho?

    • Lúcia Maria Souza dos Reis disse:

      Concordo Sr. Adson. Desagradavel sejam quaisquer casais em atos intimos em publico. O motorista rstava no seu local de trabalho e tem que ser respeitado. Local de relaçoes intima è em casa ou no motel.
      O motorista do aplicativo 99 tem todo o meu spoio.

  15. Oliveira disse:

    Já fizeram isso no meu carro e quando ouvi o barulho já estava rolando outra coisa, mandei descer o caralho do carro é meu.

  16. Jorge santos disse:

    Deixem as pessoas serem felizes. Desde quando não cometam atos obscenos e respeitem as pessoas ao seu redor, temos que ter respeito também. Pior são as novelas da globo, com senas de sexos, bandidagem entre outros programas merdas que ela passa. E tudo isso por sermos animais racionais.

  17. ISLAN LOGRADO disse:

    Automóvel é projetado para os passageiros ficarem sentados e com o cinto de segurança ….
    Sem mais .

  18. mauro disse:

    meus parabens a esse motorista… muito orgulho dele… agiu corretamente… tambem rodo em aplicativos,, que manda na porra do meu carro sou eu e nao aplicativo… tambem nao iria gostar mesmo sendo um casal homem e mulher eu nao aceitaria… 99pop empresa lixo sempre valoriza o passageiro e nao motorista que e quem mantem aquela bosta…. parabens motorista pela atitude precisamos de pessoas assim.

  19. Odeoncio Junior disse:

    “Penso que todos tem que se respeitar,inclusive muitos deles fazem questao de se chupar e mais outras coisinhas dentro do carro”…Sem nenhum pudor.Contudo,no caso acima o motorista poderia ser mais complacente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *