A cidade de Muritiba, localizada a 114 quilômetros de Salvador, sedia ntre os dias 20 e 23 de julho a II Semana de Diversidade Sexual, Gênero e Combate a LGBTfobia de Muritiba – II SEDIVERGEM. O evento é realizado pelo Coletivo Aquenda! de Diversidade Sexual e Conselho Municipal de Juventude de Muritiba. Com o tema “Resistir, Combater, Proteger”, a II Sedivirgem retoma a discussão sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e sexo seguro e é direcionado ao público jovem em idade escolar.
Os dados do Boletim Epidemiológico de Aids de 2014 do Ministério da Saúde apontam que a maior concentração de pessoas vivendo com Aids no Brasil são jovens de 15 a 19 anos “ 53,2% e destes quase 60% são homens jovens declarados heterossexuais. Não podemos fechar os olhos e achar que a AIDS está superada e evitar o debate por medo ou pudor. A II Sedivirgem chega para agregar no trabalho da Secretaria de Saúde que na sua rotina já desenvolve medidas de prevenção com distribuição de preservativos e testes rápidos nas unidades de saúde e também com as escolas no seu trabalho de educar, diz Vinícius Zacarias, um dos organizadores do evento.
Na programação está previsto uma roda de conversa com jovens lideranças da UNESCO sobre HIV/AIDS, a oficina Conversas de Recreio: Diálogos Sobre o Outro, promovida pelo Núcleo Capitu (UFRB/CNpQ), o espetáculo teatral de rua “Se Pisar No Meu Pé, Eu Grito” e a palestra de abertura “Bullying Tem Outros Nomes” com a psicóloga  Jaqueline Gomes de Jesus do Rio de Janeiro. Além de palestras e oficinas, a programação conta ainda com debates, saraus, performances artísticas e bate-papo.