Com pouco mais de um ano no ar, o Me Salte, canal de notícias de diversidade do jornal CORREIO, acaba de conquistar uma importante premiação. O canal foi uma das empresas e veículos escolhidos pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) para receber o Prêmio de Honra ao Mérito Cultural LGBTTQIA (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexual e assexual). A premiação existe desde 2009 e é entregue a empresas reconhecidas nacionalmente e que inovaram em suas ações voltadas à diversidade.
“O Me Salte tem a função de visibilizar a luta pelos direitos igualitários e respeito às mais variadas identidades e expressões de gênero. Vivemos numa sociedade onde o preconceito é muito grande e cabe ao Me Salte informar as pessoas para que elas respeitem as diferenças e não atrapalhem a felicidade alheia”, celebra Jorge Gauthier, idealizador e editor responsável pelo canal que já alcançou mais de 10 milhões de visualizações desde o lançamento em abril de 2016.
A divulgação dos nomes dos homenageados faz parte das celebrações do dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho Gay. Mas, a honraria só será entregue no dia 10 de setembro na coletiva de imprensa da 16ª Celebração do Orgulho LGBTTQIA da Bahia, no Foyer do Teatro Castro Alves, centro de Salvador. “Essas empresas se posicionando, mostra que o mundo está mudando para melhor, mais inclusivo”, argumenta Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, reforçando ainda a importância das mídias sociais nessa transformação.
Cerqueira explica o Troféu do Mérito Cultural foi criado para premiar personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, estaduais e nacionais, que se distinguem por suas relevantes contribuições à diversidade cultural LGBT, contribuindo para a criação de “climas favoráveis ao fortalecimento da democracia”.
Conheça a lista de quem receberá a premiação, segundo o GGB
Diretoria de Publicidade e Mídias Sociais/ Secretaria de Comunicação; Arysa Sousa coordenação de Mídias Sociais.
Ficha técnica: Roteiro – Arysa Souza; Ilustração/ Direção de Arte – Alice Kottler; Narração/ Texto – Théo Meirelles
2. Cerveja Skol
No rol de marcas celebradas com o troféu está a cervejaria Skol, patrocinadora de vídeo que celebrou a diversidade. Criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, produzido pela Conspiração Filmes e com trilha da LOUD, o vídeo “Estrada” foi o posicionamento da marca sobre o Dia do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho.
3.Ministério do Turismo
O Ministério do Turismo receberá o prêmio pela campanha “Dicas para atender bem turistas LGBT durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado, Festuris”. A publicação, disponível nos formatos impresso e online, disponibilizou informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas de como atender bem. Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.
4. Avon
Com a campanha “Sinta na pele”, a Avon invadiu as redes sociais com um vídeo para celebrar o Dia do Orgulho LGBTI, reunindo nomes da música brasileira para celebrar a diversidade e reforçar o posicionamento da marca. O conteúdo, que divulga o produto BB Cream Matte de Avon ColorTrend, retrata os artistas Liniker, Tássia Reis e As Bahias e a Cozinha Mineira, membros do projeto Salada de Frutas, ao ressaltar a versatilidade do produto. A criação foi feita pela agência Mutato.
5. Ministério da Saúde
Com a campanha “Cuidar bem da saúde de cada um. Faz bem para todos. Faz bem para o Brasil”, o Ministério da Saúde surpreendeu durante a 3ª Conferência de Políticas Públicas de Direitos Humanos de LGBT, em Brasília. A campanha teve como foco na saúde integral, atendimento humanizado e respeito para homens gays e bissexuais. Foram distribuídos cem mil cartazes para unidades de saúde, secretarias estaduais, conselhos de saúde, Comitês de Saúde LGBT e para os serviços de assistência social e direitos humanos que atendem a essa população nos Estados. Também foram veiculadas nas redes sociais mensagens e vídeos de sensibilização e informações sobre as necessidades de saúde e os direitos de homens gays e bissexuais. O Ministério da Saúde também realizou uma importante campanha no Carnaval por meio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, reunindo as entidades da sociedade civil com um edital de apoio às ações de mobilização do Orgulho LGBT.
6. Universidade de Salvador/Unifacs
A Universidade Salvador/Unifacs criou o Comitê da Diversidade, Direitos Humanos e Cultura da Paz, realizando parcerias com diversas entidades representativas por meio do termo de Cooperação Técnica para a realização de projetos na perspectiva LGBT.
7. C&A
Com a ajuda da AlmapBBDO, a C&A transformou o Dia dos Namorados no “Dia dos Misturados”. O filme exibe casais com roupas da linha sem gênero da marca e foi bastante polemizado nas redes sociais. O vídeo tem um conteúdo fortemente sensibilizador e demonstra os diversos níveis de afetos nas mais diferentes formas de relações amorosas.
8. Agência África – Publicitário Nizan Guanaes
África é uma agência de publicidade brasileira fundada em 2002, por Nizan Guanaes e mais quatro sócios (Sergio Gordilho, Marcio Santoro, Olívia Machado e Luiz Fernando Vieira), e está entre as maiores agências do Brasil. Suas campanhas têm presença global através de clientes como Itaú, Heinz e Budweiser. A agencia criou duas campanhas para celebrar o 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT, com forte impacto e grande repercussão nas redes sociais. Uma campanha foi para a All Out, movimento global de defesa dos direitos LGBT, que colocou nas ruas de São Paulo um caminhão com centenas de bolsas de sangue para alertar para o fato de que o Brasil ainda proíbe que homens gays e bissexuais sejam doadores de sangue, uma situação que vem merecendo o repúdio de centenas de entidades e que está sob julgamento no Supremo Tribunal Federal/STF.
9. Netflix
Na campanha da Netflix, lésbicas, trans, bissexuais e homossexuais falam sobre como personagens de produções da plataforma, como Sense8 e Orange Is The New Black, foram capazes de construir uma representatividade importante para eles. O vídeo tem forte e positivo impacto na subjetividade de milhares de pessoas cuja orientação sexual nem sempre é respeitada e que encontraram respostas politicamente engajadas para as aflições diárias de quem precisa enfrentar a violência conservadora.
10. Ministério Público
O Ministério Público da Bahia também integra o time de medalhistas do Mérito Cultural pela campanha em defesa da dignidade das pessoas LGBT. O órgão produziu e distribuiu milhares de cartilhas e outras peças de divulgação sobre os direitos das pessoas LGBT, por meio da campanha Carnaval “Respeito a Diversidade”.
11. Organização das Nações Unidas/ONU
A Organização das Nações Unidas/ONU será agraciada com o prêmio pela Campanha Livres e Iguais, que integra os esforços globais das Nações Unidas para promover a igualdade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).
12. Blog Me Salte
O blog Me Salte (www.correio24horas.com.br/mesalte) é o primeiro canal de notícias LGBTs do Norte e Nordeste hospedado no site do Jornal Correio. Comandado e idealizado pelo jornalista gay Jorge Gauthier, o canal já teve mais de 10 milhões de acessos e ganhou visibilidade nacional e internacional com séries de reportagens sobre a população LGBTs desde o seu lançamento em abril de 2016. O Me Salte tem como missão ser espaço de mídia especializada para a população LGBTs agregando informação com respeito à diversidade e também doses de alegria e celebração da diversidade.
13. IRDEB – Radio Educadora FM 107.5
O programa Ponto G é uma coluna pioneira no rádio FM da Bahia. Criada há quase 10 anos, abre espaço para o debate e a discussão sobre as questões voltadas à comunidade LGBT. O programa é capitaneado pelo jornalista Eugênio Afonso que fala, na primeira pessoa, de causas que ele também vivencia. A coluna vai ao ar semanalmente no programa Multicultura da Rádio Educadora FM – 107.5 e, mensalmente, no programa Soterópolis, da TVE, ambos do Instituto de Rádio Difusão do Estado da Bahia (Irdeb).
14. Programa Fantástico/Rede Globo
A Rede Globo de Televisão levou ao ar no dia 16 de junho de 2016 a matéria intitulada “Por que a homofobia não é crime?”, na qual mostra que a cada 28 horas um homossexual é morto de forma violenta no Brasil. No entanto, ainda não existe no país nenhuma lei para tipificar assassinatos, agressões e abusos contra homossexuais. EQUIPE: Reportagem: Renata Ceribelli
Produção: Lizzie Nassar, Elaine Camilo, Ana Pessoa, Rimenes Prado e Caroline Pandolfo Imagens: Wellington Almeida, Thiago Capelle, Tadeu Felipe Edição: Rafael Carregal, Renato Portronieri, Zeca Esperança
15. TV Brasil – Programa Estação Plural
Um programa que fala de diversidade e traz debates sobre direitos humanos e cidadania na TV aberta. Esse é o formato do Estação Plural, que teve a sua primeira edição em 4 de março de 2016, às 23h, na TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Apresentado pelas cantoras Ellen Oléria e Mel Gonçalves (da Banda Uó) e pelo jornalista Fefito, com atração semanal, cada episódio leva um entrevistado para debater sobre LGBT, com abertura a temas de interesse geral. O primeiro entrevistado foi o Dr. Dráuzio Varela.
16. Prefeitura de Lauro de Freitas
O Governo Municipal de Lauro de Freitas será agraciado com o prêmio pela criação da Lei Municipal Nº 1.671, de 07 de Dezembro de 2016, gestão Moema Gramacho, que redefiniu a estrutura organizacional da Administração Pública, criando o Departamento de políticas LGBT e diversidade dentro da Secretaria da Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas.
17. Prefeitura de Camaçari
A Prefeitura Municipal de Camaçari instituição e reformulação da Coordenação LGBT para o status de Gerência de Politicas LGBT junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Coordenação Municipal de Políticas LGBT com a finalidade de implementar ações de combate a LGBTfobia na cidade e nos distritos.
18. Deputado João Carlos Bacelar Batista
Bacelar foi da Comissão do Estatuto das Famílias, e se manteve coerente ao reconhecimento das Uniões homoafetivas como Núcleo Familiares, seguindo a Decisão do STF que reconheceu essas uniões e autorizou os cartórios do Brasil registrarem as uniões e transformar as uniões civis em casamento.
O deputado é membro da Comissão da Comissão Especial que avalia o Projeto de Lei Escola sem Partido, que pretende implantar nas Diretrizes Básicas de Educação um núncio modelo retilineo de educação, em detrimento das humanas que humaniza o cidadão para viver em sociedade. Bacelar já possui ponto conhecimento para fazer a defesa das humanidades junto a Comissão.
19. André Fischer produtor do Festival Mix Brasil
Pela 24º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade e 2ª Conferência Internacional SsexBbox, realizada em São Paulo por ocasião do Festival. O Festival Mix Brasil consegue trazer o melhor do cinema e da cultura da diversidade mundial para fortalecer as nossas identidades. Em 2016 o Festival comemorou um novo recorde de inscrições e a exuberância da produção nacional, representada em mais de 50 longas e curtas brasileiros. A campanha de divulgação do Festival originalíssima apresenta um dos temas principais da modernidade, a transexualidade. A peça que exibe o conteúdo foi criada pela agência Neogama.
20. Dia dos namorados da Vick VaporubVick | O poder do toque é para todos
Campanha dedicada ao dia dos namorados. Mostra o posicionamento corajoso da empresa que exibe no conteúdo da peça publicitária casais tocando-se um na mão do outro, independente de gênero, mostra a diversidade de pessoas buscando se relacionar através do toque. Criada pela Publicis Brasil, a ação faz parte do plano de estratégia de comunicação que a marca traçou para o inverno 2017 e está alinhada ao abraço e do toque defende que a combinação do contato físico com o medicamento torna o tratamento muito mais efetivo.