San Bar terá filial na Casa Cor Bahia
5 de outubro de 2019
‘Sou coach do meu próprio ser’, diz Claudia Leitte sobre corpo pós-gravidez
6 de outubro de 2019

Grupo de Dissidente Sexual da Residência da Ufba distribui caruru de graça neste sábado (5); saiba onde

“Ball é uma reunião de pessoas que não são bem-vindas em lugar nenhum”, inspirados na frase da personagem Blanca, da série Pose (FX) que surge a ideia da décima primeira edição do tradicional Caruru da Diversidade, que acontece neste sábado (5) , às 20h, na Residência Universitária do Corredor da Vitória. Uma realização do Grupo de Dissidente Sexual da Residência da Universidade Federal da Bahia (GDR/UFBA). O evento tem apoio financeiro da Pro Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE/UFBA).

A ballroom, ou o baile, é uma tradição da cultura LGBTQIA+ dos guetos nova iorquinos que surge entre as décadas de 70 e 80. Marginalizados, gays, lésbicas, transexuais, negros e latino americanos reuniam-se para dançar e ironizar através da caricatura a burguesia. Com a exibição do seriado Pose, a cultura da ball têm efervescer ao cenário LGBTQIA+ baiano.

Sem perder o clima de celebração, a proposta é fazer da noite um protesto artístico. Durante um baile, os participantes desfilam em categorias temáticas em que expõe de modo jocoso, uma crítica extravagante aos modos de vidas padronizados pela sociedade.

Por conta do contingenciamento de verbas, inclusive para eventos culturais, o evento que acontecia tradicionalmente às vésperas da Parada do Orgulho LGBTQI de Salvador teve que mudar de data e por isso está ocorrendo em outubro.

O Caruru da Diversidade é palco que se consolidou ao longo dos últimos 11 anos muitos artistas da cenaa LGBTQIA+ da cidade, tendo entre os convidados a cantora Aila Menezes, o grupo paulista Quebrada Queer e a filósofa estadunidense Judith Butler.

Este ano, a programação reúne casas drags e artistas como o Coletivo Das Liliths, Coletivo Bonecas Pretas, Festa Shanty e a Gay Family Show. Também haverá a presença de Fabiane Galvão, Tereza Skyper, Malayka SN, Mamba Mavamba, Maria Gabriela, Milla Kokaev, Taylor Fox, Xan Marçall, Mandiiinga, o duo Mambs, Vittor Adél e Babi_Lon Labatut. A festa promete romper a madrugada com os DJs: Augusto Oliveira, Robertox, Cleidson, Mina/Mora e Paulilo, à frente do famoso Paredão da Paulilo.

A noite de celebração ainda irá consagrar personalidades para a luta LGBTQIA+ no cenário baiano com o anúncio da madrinha e fada madrinha, além da rainha desta edição. O caruru será oferecido pelo Ajeum da Diáspora inteiramente gratuito. O evento conta com segurança, bar que aceita cartões de crédito e débito.

Serviço
XI Caruru da Diversidade – Ballbúrdia
QUANDO: 5 de outubro de 2019, às 20H
ONDE: Av. Sete de Setembro, n 2382, Corredor da Vitória – Residência Universitária da UFBA (R1)
GRATUITO

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *