Ministério Público realiza mutirão para registro de pessoas trans
27 de agosto de 2018
Ministro suspende proibição do ensino sobre sexualidade em Palmas
28 de agosto de 2018

Gilmelândia comandará trio da Uber na parada do Orgulho LGBT da Bahia

A cantora Gilmelândia será a grande estrela do trio da Uber na 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, que acontecerá no dia 9 de setembro no Centro de Salvador. A informação foi confirmada com exclusividade ao Me Salte. Além do trio elétrico o aplicativo de mobilidade também terá DJs no trio.

Mas as ações do app em prol da diversidade irão além. O aplicativo de mobilidade também celebrará a diversidade usando rainbow routes — até o dia do evento, vai colorir com as cores do arco-íris todos os seus trajetos de viagens de Uber na cidade.

Mensagens de apoio à diversidade e inclusão também estarão circulando pelo aplicativo da Uber, através de pílulas de informação enviadas pelo próprio app. Esses conteúdos foram definidos a partir da campanha digital Vamos Juntos, que começou a ser veiculada nas redes sociais, no final de maio, e está na sua terceira fase, com um vídeo dos YouTubers Pedro HMC (Põe na Roda) e Jéssica (Canal das Bee), veja aqui.

Elaborada a partir do debate entre ativistas LGBTQ+ e funcionários da Uber que se voluntariam em projetos internos para tornar a empresa ainda mais diversa e inclusiva, a campanha incentiva o orgulho, o respeito, a representatividade e a inclusão da comunidade LGBTQ+.

Além de Salvador, a Uber vem patrocinando mais 14 Paradas do Orgulho LGBTQ+ que começaram a ser realizadas em junho e que vão até novembro, em todas as regiões do Brasil. A empresa também patrocinou a 22ª Parada do Orgulho e a Marcha Trans em São Paulo, somando assim um total de 16 paradas apoiadas.

A Uber é signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, aderindo aos 10 Compromissos para promover os Direitos LGBT. É parte também do grupo de empresas que aderiram aos Padrões de Conduta para Empresas no enfrentamento à discriminação contra pessoas LGBTI.

Foi eleita pela empresa de recrutamento on line Glassdoor como como a empresa número 1, num ranking de 20, a colocar práticas de contratação realmente igualitárias para pessoas LGBTQ+.

Em 1º junho, recebeu da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT) o 18ª Prêmio Cidadania e Respeito à Diversidade na categoria Trabalho, pelo apoio à diversidade na contratação de pessoas transgênero.

Nos últimos dois anos a empresa recebeu nota 100 do HRC’s Corporate Equality Index (CEI), nos Estados Unidos e na América Latina.

Tem Programa de inclusão para pessoas transgênero dirigirem na plataforma. A Uber aceita nome social, sem a necessidade do(a) parceiro(a) ter completado o processo para a mudança do que está registrado em seus documentos.

Tem parceria com locadoras de veículos para dar suporte às pessoas transgênero que queiram dirigir na plataforma.

Tem parceria em iniciativas com a ONG Amo Trans, que acolhe pessoas transgênero em situação de vulnerabilidade.

Faz ações de conscientização para motoristas parceiros. Ano passado, distribuiu 50 mil cartilhas propondo um código de conduta baseado no respeito. Este está distribuindo 100 mil. Pelo aplicativo, continua veiculando para os 500 mil motoristas ativos e 20 milhões de usuários pílulas de informação que têm esse mesmo propósito: incentivar o respeito à diversidade.

Está patrocinando outras Paradas do Orgulho em São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

No Carnaval de 2018, veiculou nas redes sociais campanha contra o assédio e a discriminação, com distribuição de material educativo para os 500 mil motoristas parceiros ativos no país.

No final de maio, começou a veicular nas redes sociais a campanha #VamosJuntos, baseada em um grande debate com representantes LGBTQ+, incentivando a união pelas diferenças e uma conversa aberta sobre representatividade, respeito e inclusão. A campanha está agora no seu segundo ciclo, com um clipe de Pabllo Vittar fazendo um recap da parada de São Paulo. Veja aqui.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *