Mirante dos Aflitos em muito funk e open bar neste final de semana
18 de julho de 2018
Cu é lindo: exposição de Kleper Reis é arte indenitária e merece respeito
20 de julho de 2018

Exposição multimídia conta as vivências de drag queens criadas na residência universitária da Ufba

Igor Moura e Rodrigo dos Santos lançam exposição multimídia que conta a história de drag queens nascidas na residência universitária da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O documentário “Na cena, Muito mais que se montar”, conta os bastidores que deram vida as três drags. Nas telas, Ricardo Andrade (Juazeiro/Ba) é Mila Kokaev, Noan Santos ( de Lauro de Freitas) é Tereza Skyper e Gabriel Victor Nunes (Jaíba/MG) é Maria Gabriela. Num contexto de instabilidade na conjuntura política do país que ressoa sobre a assistência estudantil, a arte é um seio firme utilizada como ferramenta de luta e identificação para os estudantes.

No próximo sábado (21) a exposição volta a residência universitária, na Avenida Sete de Setembro, nº 2382 – Corredor da Vitória, às 20h, com exibição do documentário na fachada da casa.

“Eu sempre fui muito interessado pela performance de drag queens e observando como isso acontecia dentro de uma residência universitária que tem uma assistência estudantil precária e numa casa onde as emoções são afetadas por isso, pude perceber como as artes salvava essas pessoas”, destaca Igor Moura, também residente e que estreia assinando a direção do projeto.

A iniciativa teve pontapé inicial ainda como parte de uma disciplina que buscava financiamento coletivo para espetáculos através da Rede Logos, organizada pelo professor Adriano Sampaio da Faculdade de Comunicação (Facom/Ufba). O projeto conta com principal apoio financeiro da Pro Reitoria de Extensão (Proext) e a parceria com a Sala de Arte da Ufba.

Vindo de São Paulo, Rodrigo dos Santos teve início com fotografia trabalhando com Foto-ativismo além de fazer alguns trabalhos em publicidade. Para ele, o “Na Cena” se apresentou como um desafio de unir a performances drag e retratar suas narrativas na residência. “Quando eu trabalhava com modelos em estúdio, eu costumava orientar para achar a melhor plasticidade, mas com as drag queens, eu percebi que elas contavam suas histórias de um modo mais performático e independente pela casa”, ressalta.

Serviço
“Na Cena, muito mais que se montar” – Exposição Multimídia – Dia 21, na Residência Universitária (R1), às 20h.
Entrada franca.

Foto:  Rodrigo dos Santos/Divulgação

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *