Cortejo Afro recebe Mariene de Castro e banda Jammil no ensaio desta segunda (07)
3 de janeiro de 2019
Azul ou rosa? Eu prefiro vestir vermelho, branco, amarelo….
3 de janeiro de 2019

Espetáculo resgata a história do primeiro assassinato LGBTfóbico do Brasil

A história do primeiro assassinato LGBTfóbico registrado no país é o ponto de partida para o espetáculo Tibiras, que estreia nesta sexta-feira (4), no Teatro Gamboa Nova.

Resultado de uma pesquisa do coletivo Das Liliths, a montagem recupera a história de Tibira, tupinambá assassinado em praça pública em São Luís do Maranhão em 1614. “Vivemos em uma sociedade que insiste em dizer nós, LGBTs, somos recentes. Não somos novidade, sempre existimos e provamos isso ao recuperar a história de pessoas como Tibira, que viveu e morreu em pleno Brasil colônia”, comenta o diretor Georgenes Isaac.

Para ele, é preciso descobrir o que foi silenciado desses povos originários. “Os poucos registros que temos dessa história foram feitos por um homem branco estrangeiro, um francês. Ou seja, a versão que conhecemos é a do dominador. Nossa contribuição é reinterpretá-la a partir dos nossos pontos de vista”, comenta Isaac.

No palco, dez atores contam momentos da vida e da morte de Tibira, sempre entrelaçando suas experiências individuais e ancestralidades. “Dividimos essa narrativa em dois volumes, em cada um deles cinco atores se apresentam. O primeiro volume conta parte dessa história e o segundo outra parte. Quem assiste somente a um, entende tudo, mas quem assiste aos dois, percebe um encaixe e outras camadas dessa história”, explica o diretor.

Tibira é o segundo espetáculo da Trilogia dos Trópicos, que estreou com Xica, em janeiro do ano passado. Xica contou a história de Francisco Manicongo, africano, escravizado, quimbanda, considerado a primeira travesti não-índia do Brasil. Fruto de pesquisas bibliográficas, os dois espetáculos devem originar livros em breve, em mais uma forma de manter as histórias desses personagens viva. “Assim como fizemos com Xica, trabalharemos por um ano com Tibira. Não queremos encerrar esse trabalho em apenas quatro ou cinco apresentações, como acontece com muitos trabalhos por aqui por falta de financiamento, de apoio. Ficar um ano em cartaz é visibilizar essas histórias”, complementa.

Serviço: Teatro Gamboa Nova (Largo dos Aflitos). De sexta a domingo, até dia 13. Ingressos: R$ 20| R$ 10. Vendas: na bilheteria do local.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *