É preciso e urgente falarmos de amor. Esse é o principal tema do espetáculo Manhã, que chega a Salvador no mês de setembro. Com texto e direção de André Garcia, Manhã tem como pano de fundo o relacionamento conjugal entre dois homens. A peça se passa durante uma noite na vida desses amantes e terá apresentações na capital baiana nos dias 22, 23 e 24 no Teatro Vila Velha (Passeio Público).
Segundo André Garcia, a relação homoafetiva faz parte do contexto da trama, mas os dramas vividos pelo casal são universais, “pois amor é sempre amor, independentemente de credo, sexo e tradição”. Para ele, a história poderia ser encenada por qualquer tipo de casal.
“No entanto, a opção do grupo por um casal de dois homens promove ainda o debate sobre a importância da convivência com a diversidade, sobre a concepção de família e a necessidade do reconhecimento de direitos iguais, num momento em que camadas conservadoras avançam na política no Brasil e no mundo”, afirma.
A encenação tem como proposta revelar os aspectos objetivos e subjetivos dos personagens para compor atmosferas variadas, emocionais e simbólicas. Os dois atores principais são auxiliados por dois personagens “sombras”, vestidos de branco, que movimentam a estrutura cenográfica e os objetos de cena – ou até os próprios atores -, participando como motores de toda a trama. Eles são uma releitura da figura do kôken, do teatro Noh japonês, além de se tornarem personagens curinga ao longo do espetáculo.
Segundo o ator Leudo Lima, que faz uma das sombras dos personagens principais, “há momentos em que o público não sabe se está dialogando com os próprios atores, com personagens narradores ou com os amantes, vivendo o seu drama na quarta parede”.
Acessibilidade
Além de disponibilizar programas impressos em braile, o espetáculo ainda promove outras ações de acessibilidade para deficientes visuais, oferecendo aparelhos de audiodescrição e uma visita guiada ao cenário, 30 minutos antes do espetáculo. Para reservar o aparelho ou agendar a visita guiada, basta entrar em contato com o grupo através do e-mail: contato@grupodomo.art.br.
Ficha técnica “Manhã”
Direção/ Texto: André Garcia
Assistente de direção: Leudo Lima
Elenco: André Garcia, Bruno Estrela, Leudo Lima, Guilherme Victor
Iluminação: Manuela Castelo Branco
Cenários/ Figurinos: André Garcia
Serviço
“Manhã”- espetáculo teatral Grupo Domo
Data: 22 a 24 de setembro
Horário: sexta e sábado às 20hs | domingo, às 19hs.
Local: Teatro Vila Velha (Av. Sete de setembro, s/n – Passeio público)
Ingressos: R$20,00 (inteira)
Classificação Indicativa: 16 anos.
Contato: contato@grupodomo.art.br / (61) 99408-1000
Evento no Face: https://www.facebook.com/events/1088002618000388
Ingressos antecipados clique aqui