O escritor Caio Fernando Abreu receberá hoje, no dia mundial de combate à homofobia, uma homenagem do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS)  da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A atividade “20 anos sem Caio Fernando Abreu” irá ocorrer à s 17h no auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF 3), campus de Ondina, em Salvador, e terá mesa-redonda de debates, a leitura dramática de uma nova peça teatral de Djalma Thürler e a exibição de filmes de curta-metragem inspirados nas obras de Caio.
A mesa redonda será composta pelos professores Alexandre Nunes (Ufca) e Paulo Garcia (Uneb). Â Depois da leitura dramática, serão exibidos três curtas metragens baseados na obra de Caio: Morangos mofados, Sargento Garcia e Dama da noite.
A homenagem a Caio Fernando Abreu faz parte das atividades do CUS no Maio da Diversidade. Amanhã (18), na sala 106 do PAF5, à s 18h, ocorre um debate sobre cisgeneridade com a pesquisadora e ativista Viviane Vergueiro. Na quinta-feira (19) , à s 17h, na sala 303 do PAF4, será realizada uma roda de discussão sobre ativismos da monogamia compulsória, com Mônica Barbosa, autora do livro Poliamor e Relações Livres: do amor à militância contra a monogamia compulsória. Para finalizar, no dia 24 de maio, à s 17h, no auditório 1 do PAF 5, a mesa redonda intitulada Genealogias excêntricas: artes queerfeministatrans e conhecimentos dessubjugados, com João Manuel de Oliveira (Portugal), Tiago Sant´Ana e Thaís Faria.