Como dizia minha saudosa vó Maria a urna não é penico para fazer merda. Seguindo a sábia filosofia da minha amada vovó acho que precisamos refletir bastante em quem vamos votar no próximo dia 7 de outubro especialmente para os cargos de Deputado Estadual, Federal e Senado federal. Digo isso por que normalmente as candidaturas aos cargos do legislativos são pulverizadas.
São muitos candidatos que sequer expressam duas frases em horários eleitorais onde reforçam apenas os seus números para pedir o voto. No âmbito federal – para a presidência – no governo do estado acaba que esses candidatos têm mais exposições na mídia e acabamos ouvindo suas opiniões.
Em tempos de ameças à democracia precisamos pensar, de fato, em representantes que possam preservar os direitos (especialmente da população LGBTQIA+). O Me Salte entrou em contato com todas as coligações e nenhuma da Bahia mandou uma listagem indicando pleiteantes aos cargos legislativos que tivessem projetos ligados à nossa comunidade. Mas, até o momento da publicação dessa reportagem, nenhuma coligação enviou informações.
Nacionalmente, há duas plataformas que reúnem dados de várias candidaturas e onde é possível filtrar e conhecer os projetos dessas pessoas. A plataforma #MeRepresenta para as eleições de 2018 foi elaborada com a participação diversas organizações da sociedade civil, abordando temas como Raça e de identidades LGBT+ entre outras questões super atuais. A gestão do #MeRepresenta é compartilhada entre #VoteLGBT, Rede Feminista de Juristas (DeFEMde), Blogueiras Negras e Fundação Cidadania Inteligente. Clique aqui para acessar o #MeRepresenta
O portal Aliança Nacional LGBTI (clique aqui para acessar) também reúne informações sobre as candidaturas. Ou seja, é bom pesquisar e mais do que isso: COBRAR!
Se uma pessoa quer o nosso voto usando a nossa comunidade como bandeira precisamos que essas pessoas sejam nossas aliadas. Uma dica: ANOTA O NOME E COBRA SE FOR ELEITX!