O grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) realiza na próxima segunda-feira (8), às 14h, a quarta parte do Curso de Introdução ao Pensamento de Judith Butler, com o tema Corpos aliados e lutas pela democracia. O assunto será abordado por João Manuel de Oliveira, professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina e Tiago Sant´Ana, doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia.
O curso é realizado no auditório do Pavilhão de Aulas 5 (PAF-5), no campus de Ondina da Ufba. Não é necessário realizar inscrição prévia e as pessoas participantes receberão certificados a cada parte do curso.
“O que podem os corpos juntos? Ocupando as ruas, as boates, os bares, os bailes? Butler sugere que a nossa vulnerabilidade partilhada desafia o neoliberalismo e a ditadura do “não tem alternativa”, para nos sugerir uma política e filosofia de corpos, ocupando espaços juntos, para inspirar levantes”, disse João Manuel de Oliveira, antecipando aspectos que serão tratados nas palestras. A quinta e última parte do curso será realizada dia 22 de janeiro, no mesmo local e horário, com a palestra de Berenice Bento, sobre Caminhos divergentes e a questão palestina.
Nesta segunda-feira também será lançada a oitava edição da revista acadêmica Periódicus, que é vinculada ao CUS. Essa edição conta com um dossiê com 17 textos intitulado Cidades dissidentes, que trata sobre as relações entre espaço urbano, gênero e sexualidade.
Entre eles estão artigos escritos por Paul B. Preciado, Letícia Sabsay, José Esteban Muñoz, Juan Pablo Sutherland, Bruno Pereira, Tertuliana Mascarenhas Lustosa, Maria Léo Fontes Borges Araruna, Marcelo de Trói, Thaís Faria Castro, entre outras. O dossiê foi organizado pelos pesquisadores Helder Thiago Maia (Universidade Federal Fluminense), Matheus Araujo dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Pablo Assumpção (Universidade Federal do Ceará).
Além disso, a edição contará com seis textos na sessão livre, uma resenha e a tradução de um trecho da primeira novela de Cecilia Palmeiro, intitulada Cat power – la toma de la tierra (2017). A revista é publicada no site.
Os textos para a edição número 9 podem ser submetidos pelo site da revista até o dia 28 de fevereiro. O próximo dossiê, Crianças desviadas, sexualidades monstruosas, educação pervertida: paisagens alteritárias das infâncias, será organizado pelos pesquisadores Alexsandro Rodrigues (UFES), Jésio Zamboni (UFES), Leonardo Lemos (UNESP), Marcelo Santana Ferreira (UFF) e Raquel Salgado (UFMT). Em sua primeira avaliação pela Capes, a Periódicus recebeu os conceitos B2 nas áreas Interdisciplinar, Educação e Ensino e B3 em Sociologia, Psicologia e Artes.