San tem programação especial na semana do Natal; saiba mais
19 de dezembro de 2018
Amsterdam Salvador tem programação especial na semana do Natal
19 de dezembro de 2018

Cuba desiste de mudar constituição para permitir casamento LGBT

Cuba retrocedeu! A ilha abandonou as mudanças que pretendia fazer na Constituição para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.  O governo afirmou que, durante as assembleias populares que discutiram o novo texto, a opinião pública foi majoritariamente contrária à alteração.

“O projeto de Constituição de Cuba não definirá que sujeitos integram o matrimônio, com o qual esta discussão sai do universo constitucional”, declarou o secretário do Conselho de Estado e coordenador da redação do projeto, Homero Acosta, citado pela imprensa oficial na nesta terça-feira (18).

A proposta inicial da nova constituição havia sido aprovada pelo Congresso em julho e  incluía o artigo 68, que definia o matrimônio como a união “entre duas pessoas”, substituindo o conceito vigente de “entre um homem e uma mulher”, estabelecido na Constituição de 1976.

“O artigo 68 foi o mais abordado pelo povo na consulta, em 66% das reuniões. Das 192.408 opiniões, 158.376 defendem substituir a proposta pela atual legislação”, informou a Assembleia Nacional no Twitter.

A comissão encarregada do texto constitucional propôs um novo artigo, o 82, que define o matrimônio “como uma instituição social e jurídica”, que ficará nas mãos do Código de Família. Neste código, deverá ser estabelecido quais podem ser “os sujeitos deste matrimônio” a partir de uma “consulta popular e referendo”.

O novo rascunho, já com as alterações realizadas, será levado nesta sexta-feira (21) à Assembleia Nacional para sua aprovação. Em seguida, será submetido a referendo popular, no dia 24 de fevereiro de 2019. Uma das principais promotoras da inclusão de pessoas LGBT em Cuba tem sido a deputada Mariela Castro, filha de Raúl Castro.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *