Amanda Moreno nasceu da vontade de Fernando Teixeira, arquiteto de 26 anos, de externar para o público o que Nando não conseguia. Amanda é uma das mais novas drags queens de Salvador – tem apenas 5 meses de carreira – mas neste domingo (18) já conseguiu alcançar a glória: Nando escreveu o nome de Amanda na história do transformismo baiano ao vencer a edição 2016 do concurso Super Talento, maior concurso de arte transformista da Bahia, que é realizado por Valerie O’rarah há seis anos.
Na final do concurso, que aconteceu no Teatro do Irdeb em Salvador, Amanda disputou contra as duas favoritas da competição: Aimée Lumière, que havia conquistado quatro eliminatórias do concurso, e Mell Blera que já tinha vencido a competição em 2014. Mas, a estreante Amanda – que nasceu praticamente junto com o início do processo seletivo – levou para o palco do teatro a simplicidade e a inteligência que lhes acompanharam desde a primeira etapa do Super Talento. O resultado: venceu decisão unânime dos 11 juradxs.
A performance que sagrou Amanda campeã falou sobre a mitologia africana. “A maior dificuldade dessa prova foi tratar de uma mitologia que está entrelaçada com uma religião viva, e da qual sou completamente leigo. Além disso, havia a dificuldade de ser um branco contando a história de uma cultura negra, sobre uma religião/mitologia de resistência, e fazendo uma performance drag (afinal de contas, tratava-se de uma prova de final de uma competição, com critérios definidos). Convidei Lando Augusto – ator e roteirista de teatro além de drag queen – para pensarmos no tom do número e nossa primeira decisão foi que eu representaria a humanidade e não uma divindade. Para mim,
era fundamental ter atores negros em destaque na peça também. Por isso, convidei para estar ao meu lado dois amigos e artistas que já haviam me ajudando em provas anteriores: Paulo Hugo e Gotham”, relembra.
O roteiro, montado por Amanda, Paulo e Lando, foi inspirado na criação do mundo e da humanidade através dos orixás, que são representações de forças da natureza. A ideia principal era mostrar que o homem foi criado para amar, independente de gênero, e que o preconceito e a discriminação são criações humanas, mas o amor é divino. Dessa forma, decidimos focar o número na humanidade e trazer os orixás como síntese de suas representações. Cada orixá seria representado por suas indumentárias mais icônicas que flutuariam no espaço para interagir com os homens (por isso a veste toda preta sob o traje dos orixás, a fim de desumanizá-los)”.
Ser Amanda
Como toda drag iniciante, Amanda tem referências para se inspirar. “Aqui em Salvador, admiro imensamente o trabalho de Ginna  ™Mascar. Dublagem impecável, humor incrível e total domínio de qualquer palco que ela está. Além dela, me inspiro bastante nas minhas irmãs da HoG – coletivo de drags – Aleera, Spadina, Melissa, Aimée, Désiree…), por ver como elas com pouco tempo possuem tanta confiança no palco. Além disso, me inspiro nas divas que cantam as mágoas (como Alcione e Adele), porque um pouco de mágoa sempre cai bem”, conta.
“Amanda nasceu para que eu conseguisse externar lados meus que não consigo enquanto Nando. Por muito tempo, vi drags na tv e nos palcos e pensava em casa que eu seria capaz de fazer aquilo, mas sempre me faltou coragem pra iniciar. Em abril, a convite de DesiRee Beck, topei o desafiode subir num palco na estreia da pauta da HoG (coletivo de drags) no bar  Âncora do Marujo. A reação das pessoas foi
fantástica e serviu pra superar o momento aterrorizante que é estar num palco na frente de diversos desconhecidos. A maquiagem, pra mim, acaba servindo de armadura pra conseguir que as pessoas escutem o que eu tenho pra dizer nos palcos”, conta Nando.
Nando sonha em  poder tornar Amanda sua ocupação em tempo integral, mas sabe que na arte drag queen é difícil ter êxito financeiro. “Acredito quevencer o concurso vai me dar visibilidade e pretendo aproveitar as oportunidades pra crescer dentro da cena artística daqui. Gostaria de ter meu trabalho como Amanda bastante reconhecido aqui na cidade e “ por que não? “ pelo Brasil afora”, sonha Nando que é arquiteto formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) desde 2014.
Para além de Amanda, Nando trabalha num escritório de arquitetura de interiores – 40 horas semanais – e ainda, quando arruma tempo e Amanda deixa – faz projetos particulares e ainda ministra cursos dentro da área de arquitetura. “Como o escritório é pequeno, o salário que recebo ainda é pouco para custear Nando e Amanda. Ainda assim, ter uma fonte de renda fixa foi o que me patrocinou no concurso. O maior desafiopara mim é conciliar a rotina de um trabalho formal com os horários de show de uma vida drag. Até o momento, sempre um dos lados acaba sendo prejudicado para que o outro possa correr bem”, explica.
Premiação
Pelo menos, após o concurso, as contas vão ter um equilíbrio. Um dos prêmios do concurso foi o valor de R$ 3 mil em dinheiro, que já tem destino garantido:  pagar as dívidas que fez  durante o concurso e viajar para dar uma descansada da maratona de provas do concurso. Ela ainda ganhou outros prêmios, dentre eles alguns oferecidos pelo Me Salte e jornal CORREIO: um ano de assinatura do Correio24horas, além de um café da manhã com direito a acompanhante na Perini e um par de ingressos para o Cinemark. Além de Amanda, todo o público que estava no teatro ganhou um mês de assinatura digital do jornal Correio.
Ficha Técnica do número de Amanda Moreno na final do Super Talento 2016
Elenco:
Nando Teixeira “ Amanda Moreno (o primeiro ser humano)
Gotham Waldorf & Paulo Hugo “ a humanidade
Sasha Heels, Lando Augusto, Raphael Sousa, Felipe Jacobina, Diogo Watanabe “ orixás
Trilha:
Canto dos Escravos “ Monica Salmaso
Grown Woman “ remix por Rodrigo Leite e Paulo Hugo
Sobre Todas as Coisas “ Maria Bethania
Muito Obrigado, Axé “ Ivete Sangalo
Veja imagens da noite final do Super Talento nos cliques de Genilson Coutinho do Site Dois Terços
Relembre a trajetória do concurso desde a primeira semanaÂ
Conheça as finalistas do concurso Super Talento; final acontecerá dia 18 de setembro
[+ 18 anos] Drags fazem shows em clima de fetiche e erotismo no concurso Super Talento; veja fotos
Nágila GoldStar vence etapa do Super Talento em prova de figurino; Sasha Heels é eliminada
Aimée Lumière vence mais uma etapa do Super Talento; Veja quem foi eliminada
Amanda Moreno vence etapa do Super Talento em prova de humor; Tereza Skiper é eliminada
Aimée Lumière vence etapa do Super Talento com apresentação de pop art; Ellah Vargas é eliminada
Super talento: Mell Blera vence etapa e Layra Tiffany é eliminada em dia de dança
Religion Drag: foto de Petra Perón é escolhida a melhor por leitores do Me Salte
Nágila GoldStar é eleita a melhor da noite no Super Talento; Nina Codorna é eliminada
O discurso de ódio é fruto de um preconceito com a nossa sexualidade, diz fotógrafo que produziu ensaio com drags vestidas de imagens religiosas
Transformistas fazem ensaio inspirado em religiões; drags se vestem de Jesus crucificado, Nossa Senhora e buda
Concurso de drags Super Talento acontecerá no Burlesque Bar a partir de 3 de julho; Conheça as 15 candidatasÂ