Por Clarissa Pacheco
O Clube Lesbos aporta neste sábado (26) em Salvador. O primeiro encontro na capital baiana do coletivo que discute filmes e literatura lésbica – do qual já falamos aqui – vai acontecer às 14h45 na Livraria Cultura do Salvador Shopping.
Desta vez, o tema da discussão será o livro Carol, da autora norte-americana Patricia Highsmith. Para participar do encontro, basta ser mulher (cis ou trans), ter lido o livro ou assistido ao filme homônimo, lançado em 2015 e que tem no elenco Cate Blanchett, Rooney Mara e Sarah Paulson.
“Nesse primeiro, Carol foi escolhido por ser o primeiro livro com um final feliz para as protagonistas. Sabemos que a homossexualidade como um todo era vista como pecado/abominação e findavam ou com uma separação ou com a morte. E Carol nos trouxe a esperança de um final junto a pessoa amada”, explica a escritora Nay Rosário. Ela vai mediar o encontro junto com Cristiane Schwinden , que lançou recentemente seu livro ‘A lince a a raposa’.
Não precisa se inscrever para para ir ao encontro. Basta chegar, se apresentar e sentar à mesa. “Todas serão bem vindas, independente de sexualidade. Fortalecer laços através da cultura e conhecimento é um dos objetivos principais”, explica Nay Rosário.
Os encontros do Clube Lesbos em Salvador serão permanentes. É que, agora, a capital baiana tem uma filial do clube, que nasceu em São Paulo, fundado por Lídia Bizio e Sol Guiné. Lá já acontecem encontros, saraus com a presença de autoras lésbicas e bissexuais.
“Serão encontros mensais sempre no último sábado do mês, mas poderão ocorrer mudanças. Cada encontro discutirá um tema através ou da literatura ou da cinematografia”, adianta Nay Rosário, que está à frente da filial baiana junto com Cristiane Schwinden.
Serviço
O quê: Primeiro Encontro do Clube Lesbos em Salvador
Quando: Sábado, 26 de janeiro, às 14h45
Onde: Livraria Cultura do Salvador Shopping
Sobre: Livro ‘Carol’, de Patricia Highsmith, e filme homônimo