Rapper MC Soffia faz show com Dream Team do Passinho em Salvador
13 de outubro de 2016
Banda Uó fará show dia 5 de novembro em Salvador
14 de outubro de 2016

Casal gay é preso na Indonésia após postar foto se beijando no Facebook

Se você é LGBT e está pensando em viajar para a Indonésia – país rico em belezas naturais – pode parar de pesquisar sua viagem. Um casal de turistas gay foi detido na Indonésia depois que publicou uma foto no Facebook onde eles aparecem se beijando. Os dois homens, um estudante universitário de 22 anos e um trabalhador de 24 anos, foram detidos na terça-feira (11) na cidade de Manado, ilha Sulawesi, depois que a polícia recebeu denúncias de internautas que viram a foto publicada na rede social.

“O casal admitiu que são eles na foto e que postaram a foto para provar o seu amor”, disse à   AFP o porta-voz da polícia, Marzuki.Depois de um interrogatório, os dois foram liberados, mas podem ser condenados por infração à   lei sobre pornografia nas redes sociais. A foto teve que ser deletada pelo casal por ordem da polícia.

O caso não é isolado. A Indonésia é o país muçulmano de maior população no mundo e, apesar da homossexualidade não ser ilegal no país, os LGBTs sofrem constantemente com ataques de acordo com um relatório recente da ONG Human Rights Watch (HRW).

Criminalização
O escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgou, este ano, um balanço dos países onde a homossexualidade ainda é considerada um crime. As informações são apresentadas por meio de um mapa interativo, que mostra a evolução, entre 1799 e 2015, das leis que reprimem os homossexuais.

A ferramenta, disponível na internet, inclusive em português, foi intitulada História do direito de amar. Interativo, o mapa mostra, seguindo uma linha do tempo, quando os países passaram a considerar a homossexualidade um crime e quando as relações entre pessoas do mesmo sexo foi retirada da lista de delitos.

O balanço mostra que, em 2015, ser homossexual ainda é considerado um crime em mais de 50 países. Além de várias nações africanas, como Argélia, Sudão ou Nigéria, ou árabes, como Líbano, Qatar ou Arábia Saudita “ este último aplicando, inclusive, a pena de morte “, o estudo também revela que em locais que fazem fronteira com o Brasil, como a Guiana, a homossexualidade também é criminalizada.

Outro dado que chama a atenção no mapa interativo é que em alguns países, vistos atualmente como progressistas, os homossexuais só deixaram de ser considerados criminosos recentemente. É o caso dos Estados Unidos, onde em quase metade dos estados do país a homossexualidade era um crime até meados da década de 1990.

*Com informações da Agência Brasil

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *