Bahia tem parceria para inclusão de módulo sobre diversidade em Teatroescola

Os mais de 300 jovens dos cursos de formação artística e profissional do Teatroescola irão ganhar a partir deste semestre um módulo especial para abordar questões referentes ao combate à LGBTfobia e direitos e políticas públicas da comunidade LGBTQIA+, além de formar novos olhares sobre inclusão e diversidade.

O conteúdo pedagógico será ministrado pela equipe técnica do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), com apoio dos coordenadores do projeto. A inclusão desses temas foi solicitada pelos próprios alunos. O Teatroescola atende jovens negros e periféricos que buscam formação artística e profissional gratuita.

Para Renildo Barbosa, coordenador do CPDD-LGBT, essa parceria fortalece o currículo dos jovens e amplia o conceito sobre diversidade de uma maneira mais ampla. “Estamos felizes em saber que estamos construindo uma formação plena e cidadã. São conteúdos que serão levados para vida desses jovens, seus familiares e sua comunidade. O mais importante é fomentar esse debate e ao mesmo tempo oferecer caminhos e argumentos para lidar com o racismo e a LGBTfobia em todos os espaços. A nossa equipe e o Teatroescola estão prontos para esse novo desafio necessário para construção de uma sociedade mais humanizada”, pontua Barbosa.

“Essa parceria com o CPDD-LGBT será muito louvável. Traz para dentro do âmbito educacional formativo as questões da comunidade LGBTQIA+, visando que o próprio Centro vai prestar assistência aos alunos. O ponto crucial é a elaboração de um componente curricular sobre gênero e sexualidade na arte. O CPDD-LGBT e o Teatroescola estão saindo na frente na inserção desses temas no componente curricular de forma oficial, como os estudos de gênero e sexualidade, que precisam ser debatidos na educação básica dos nossos jovens”, celebra Nell Araújo, diretor do Teatroescola.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aretuza e João Pedrosa participam de websérie para valorizar a diversidade e fortalecer a comunidade LGBTQIA+
12 de junho de 2021
Thathi e Isabella Taviani lançam “Igual Não Tem”
12 de junho de 2021