Estou apaixonada por duas amigas hetero. O que fazer?
12 de abril de 2016
Seis melhores destinos LGBT para viajar no Brasil
12 de abril de 2016

Argentina tem primeiro casamento gay judaico da América Latina

Duas advogadas argentinas relizaram, no último domingo (10), o primeiro casamento homossexual judaico da América Latina. A informação foi confirmada pela organização JAG (Judeus Argentinos Gays). As noivas – as advogadas Vicky Escobar, 40 anos, e Romina Charur, 35, – celebraram a união em uma sinagoga em Buenos Aires, capital do país. As advogadas já haviam se casado no civil em 2014, mas queriam fazer o mesmo no religioso para poderem educar os filhos dentro do judaísmo.

Apesar de a união entre duas pessoas do mesmo sexo ser proibida pela Torá, o Talmude (outro livro sagrado para os judeus) coloca a dignidade como um de seus princípios e permite uma interpretação a favor do casamento, explicou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo  a noiva Vicky Escobar.

Com base nesse princípio, a união homossexual passou a ser permitida entre os judeus conservadores desde 2006. Nesse caso, cada sinagoga fica responsável por determinar as regras e aceitar ou não realizar o ato. Entre os ortodoxos, ela ainda é proibida.

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

2 Comentários

  1. Emilia disse:

    O casamento é uma experiência única na vida de quem casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *