Micareta Salvador terá edição na Bahia e em São Paulo
27 de fevereiro de 2020
Lady Gaga lança o single e clipe de Stupid Love
2 de março de 2020

Após sofrer 14 ataques, bar LGBTQIA+ no Centro de Salvador fecha as portas

A cena LGBTQIA+ de Salvador perde um dos seus grandes espaços de força e resistência. O Espaço Cultural Caras & Bocas, localizado na Rua Carlos Gomes, fechará as portas. Após ser alvo de 14 ataques LGBTfóbicos, o espaço – que há 2 anos e 2 meses virou centro de fomento à cultura – encerrará suas atividades.

Em conversa exclusiva com o Me Salte, Rosy Silva, que comanda o espaço junto com sua esposa Alexsandra Leitte, destacou que o bar só ficará aberto até o dia 1º de abril. Caso a decisão não seja cumprida há previsto o pagamento de mil reais por dia de multa.

A decisão de fechamento do bar foi mediada com o auxílio do Ministério Público da Bahia por inadequação do imóvel ao funcionamento de uma casa de shows. “Por a casa não ter condições de ficar dentro dos padrões de respeito às normas de poluição sonora estabelecidas pelo município e não termos condições de arcar com as reformas temos até o dia 1° de abril para desativar qualquer atividade dentro daquele local”, explica Rosy.

O Caras & Bocas tem 16 anos de fundado há dois anos estava na Carlos Gomes. Antes, funcionava no Subúrbio de Salvador.

“Fomos agredidos e violentados durante 8 meses com 14 ataques de pedradas no telhado e ninguém nunca foi punido. E, mesmo sendo vítimas, nos tornamos réus do processo e agora teremos que deixar o espaço.

As donas do espaço agora não sabem o que fazer. “Agora estamos de verdade desempregadas e sem rumo. Pois por conta do último caso acontecido do rapaz que nos agrediu, a casa não é mais frequentada, e rolamos um prejuízo extremo financeiro”, ressalta Rosy referindo-se ao caso de dezembro do ano passado quando um homem invadiu o espaço, destruiu e tentou matar as donas.

“Estamos tristes por saber que não recebemos neuma resposta das agressões sofridas por nós e o COLETIVO. Mas, vamos seguindo, com a certeza que perdemos uma guerra, mas a batalha nunca”

Rosy Silva

Nota do editor: Rosy e Alê são duas empreendedoras e lutadoras das causas LGBTQIA+. Eu e toda equipe do Me Salte desejamos que elas consigam tão logo encontrar um novo espaço para fomentar a arte, a cultura e a luta por direitos!

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

1 Comentário

  1. Roberto Luiz disse:

    Na casa do redator. Abre o bar lá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *