Concurso Estranha Marujo começa nesta terça-feira (03)
3 de janeiro de 2017
Babado Novo abre temporada de ensaios de Verão na San Sebastian
4 de janeiro de 2017

Morre aos 88 anos Vida Alves, atriz que deu o primeiro beijo gay na TV

A atriz e escritora Vida Amélia Guedes Alves foi uma pioneira. Ela deu o primeiro beijo da TV brasileira, na década de 50, e o primeiro beijo gay, nos anos 60. A atriz morreu, nesta terça-feira (3) e será enterrada nesta quarta-feira (4) Cemitério do Araçá, no Centro de São Paulo. Vida Alves, que morreu aos 88 anos, nasceu em Itanhandu (MG), em 15 de abril de 1928, e é avó da cantora Tiê.

O primeiro beijo da televisão brasileira foi na novela “Sua vida me pertence”, de 1951, na emissora extinta TV Tupi. Vida deu o beijo no ator e diretor Walter Forster. Já o primeiro beijo entre duas pessoas do mesmo sexo também teve Vida como protagonista. A cena foi ao ar em 1963 no teleteatro “A calúnia”. Na história Vida e Geórgia viviam suas diretoras de um internato para mulheres  que foram acusadas de serem amantes, o que gerou muita confusão e o fechamento do espaço.

Reprodução Youtube

Reprodução Youtube

Depois que o internato faliu elas acabaram se relacionando e perceberam que realmente se amavam. No final do episódio, as duas se beijaram e descobriram que se amavam. Em entrevista para a revista Época, em 2011, Vida contou que, na ocasião, não houve qualquer tipo de discriminação por parte do público: “A cena foi comentada, mas não senti qualquer sentimento agressivo das pessoas em relação a mim. Tenho certeza que me julgaram, mas não me atacaram”, relatou. A cena, em vídeo, não existe mais.

 

 

Veja entrevista que Vida concedeu para falar sobre o beijo que deu em Geórgia Gomide e também sobre o beijo que deu em Forster. 

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *