AÂ Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Bahia, em parceria com o coletivo Mães pela Diversidade e a Universidade Federal da Bahia, realizará o simpósio No Direito de Ser Trans. O evento será gratuito e acontecerá nesta quinta-feira (17), das 8:30h à s 18h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFBA, na Graça.
Quatro painéis serão realizados durante o simpósio: o primeiro, Direito ao Eu, será apresentado por Bento Chastinet, tendo como conferencista o psicólogo Gilmaro Nogueira, seguido pelo advogado Leandro Paraense. O segundo levantará temas relativos à área penal, com a participação da travesti Martinha, da advogada Daniela Portugal e da capitã Sheila Barbosa.
Na parte da tarde, serão realizados dois painéis, Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho, com a participação do juiz de trabalho Rodolfo Pamplona e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH BA), guiados pela ativista Milena Passos; e o último painel abordará a saúde trans, contemplando a participação do médico Fernando Meira e da advogada Itana Vianna, sob a mediação de João Hugo. O dia será encerrado com uma apresentação do coletivo de Trans para Frente.
Programação:
8:30h “ Abertura do evento
9h “ 10:40h – Painel 1: Direito ao Eu
Palestrantes: Gilmaro Nogueira e Leandro Lopes Pontes Paraense
Mediador: Bento Chastinet
10:50h- 12:30h “ Painel 2: Direito Penal Trans
Palestrantes: Daniela Carvalho Portugal e Sheila Barbosa
Mediadora: Martinha
14h-15:40h “ Painel 3: Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho
Palestrantes: Rodolfo Pamplona e Margot Azevedo
Mediadora: Milena Passos
15:50h-17:30h “ Painel 4: Saude Trans
Palestrantes: Itana Vianna e Fernando Meira
Mediador: João Hugo
17:30h-18h “ Apresentação de De Trans pra frente