Ana Carolina faz show de grandes sucessos na Concha Acústica dia 23 de outubro
28 de setembro de 2016
Estilista Jorge Andrade comemora 25 anos de carreira com desfile show nesta sexta (30)
29 de setembro de 2016

Candidaturas de pessoas trans e travestis bate recorde: são 87 no Brasil; Bahia está em 2º lugar

No próximo domingo (2) acontece, em todo Brasil, eleições para os cargos de vereadora (or) e prefeita (o). Levantamento realizado pela geógrafa e travesti Sayonara Nogueira, secretária da Rede Trans, com apoio da militância, mostra que há um fenômeno nessas eleições: um crescimento das candidaturas de pessoas transexuais e travestis. O levantamento identificou que, no pleito deste ano, há 87 candidaturas de travestis e transexuais.

O número é bem maior do que o que foi encontrado nas eleições de 2012 pela ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Transexuais e Travestis) que, na ocasião, listou 31 travestis e trans concorrendo no país, menos da metade das registradas neste ano.

Nas eleições desse ano, das 87 candidaturas, 85 são para a função de vereadora (or). Duas candidaturas são para o cargo de prefeita. Ambas fazem história sendo as primeiras candidatas nas suas cidades a concorrerem para um cargo majoritário: a baiana Samara Braga, 33 – foto de destaque dessa matéria - e a paulista Thífany Félix, 46, que concorrem, respectivamente, à  s prefeituras de Alagoinhas (108 km de Salvador) e Caraguatatuba (178 km de São Paulo). Ambas são do PSol, partido que lidera o número de candidaturas com 16.

Quando a análise é feita por partido,  a pesquisa identificou que pelo menos 24 partidos têm pelo menos uma candidatura trans.  Sete partidos concentram 68 % das candidaturas trans no Brasil (16 Psol, 10 PSB, 7 PT, 4 PV, 4 PTB , 4 PMDB e 4 PMD).

Em outro levantamento, feito pela Folha de S. Paulo e ABGLT, o estado de São Paulo concentra a maior parte das candidaturas transexuais e de travestis na eleição com 24 pessoas. A Bahia, por sua vez, ocupa o segundo lugar com oito candidaturas. Só em Salvador, para o cargo de vereadora, há três candidatas que são travestis ou transexuais: Léo Kret (DEM), que tenta a releição; Dion (Solidariedade), Paulett Furacão (PSB). Em terceiro, Minas Gerais, com seis candidatas.

 

Confira abaixo reportagem feita pelo portal GR sobre o tema:

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *